Transporte “Rapidão”: Falta explicar melhor
18/04/2017
Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis será lançada na próxima segunda
19/04/2017

IFSC abre inscrições para ensino médio técnico

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para os cursos de ensino médio técnico. São 659 vagas em 19 cursos, divididos entre sete câmpus: Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. As inscrições podem ser feitas até 11 de maio, no Sistema de Ingresso do IFSC, no link: https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/

A seleção será por meio de prova de conhecimentos gerais, que será aplicada dia 11 de junho, no período da tarde. A prova consistirá em 20 questões objetivas, sendo 10 de Português e 10 de Matemática. A taxa de inscrição é de R$ 55,00.

Para os cursos do Câmpus Itajaí, a seleção será por sorteio público, sem provas e nem cobrança de taxa de inscrição. Além de dois cursos de ensino médio técnico, o câmpus vai ofertar ainda um curso subsequente, para quem já fez o ensino médio, e outro concomitante, para quem faz ensino médio em outra escola. O sorteio público será realizado dia 26 de maio e o resultado divulgado dia 29 de maio.

Os cursos de ensino médio técnico, também chamados de integrados, oferecem a formação geral de forma integrada à formação profissional. No IFSC, o aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso escolhido.

No curso técnico concomitante, o aluno faz as disciplinas do currículo normal do ensino médio em uma escola da sua preferência e as disciplinas do curso técnico no IFSC. A escolaridade mínima exigida é a primeira ou a segunda série do ensino médio completa, dependendo do curso.

Curso subsequente é o tipo de oferta de curso técnico destinada a quem já concluiu o ensino médio.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas para os cursos de ensino médio técnico. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas e desses, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor.

Em ambos os casos de estudantes de escolas públicas, há ainda mais uma subdivisão: 24% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e pessoas com deficiência. As cotas para estudantes de escolas públicas só são válidas para quem estudou em escola pública durante todo o ensino fundamental.

Isenção da inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 55,00. Porém, doadores de sangue, pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos no total podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até 2 de maio. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição. O detalhamento do processo está nos editais.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse os Editais de Ingresso na Página de Editais do IFSC: http://www.ifsc.edu.br/editais-ingresso-menu/4407-editais

Veja mais informações sobre os cursos no Guia de Cursos do IFSC: https://curso.ifsc.edu.br/.

Câmpus Florianópolis

Edificações – 32 vagas, vespertino

Eletrônica – 25 vagas, vespertino

Eletrotécnica – 36) vagas, matutino

Eletrotécnica – 18 vagas, vespertino

Química – 32 vagas, matutino

Saneamento – 32 vagas, matutino

(Assessoria de imprensa, 18/04/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *