Pórtico da Avenida Beira-mar de São José é derrubado pela prefeitura
16/11/2016
Parque Urbano e Marina: consulta vai até domingo
17/11/2016

Maricultores discutem Serviço de Inspeção para ostras, mexilhões e mariscos

Maricultores e representantes das prefeituras de Florianópolis, Palhoça e Biguaçu discutem a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para ostras, mexilhões e mariscos.

O debate acontecerá durante reunião da Câmara Setorial da Maricultura na próxima quarta-feira, 16, às 14h, na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

O encontro será como uma mesa redonda, onde os maricultores poderão conhecer melhor o funcionamento dos Serviços de Inspeção Municipal, Estadual e Federal e seus benefícios para os produtores e consumidores. Para isso, representantes da Cidasc e do Ministério da Agricultura também participarão da reunião.

Com a adesão a um dos Serviços de Inspeção, a produção de ostras, mariscos e mexilhões passará a ser inspecionada e fiscalizada para garantir a qualidade dos produtos. O SIM permite a comercialização em todo o município, enquanto o SIE autoriza a comercialização dentro do estado e o SIF dá direito a vender os produtos dentro do país e até mesmo exportar.

Maricultura em SC

Com 572 maricultores, Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 20.438 toneladas comercializadas em 2015. Esse volume de produção gerou uma movimentação financeira bruta estimada em R$ 78,8 milhões no estado. A maricultura envolve 2.315 empregos diretos e os produtores estão distribuídos em 12 municípios do litoral catarinense, entre Palhoça e São Francisco do Sul.

Câmara Setorial da Maricultura

A Câmara Setorial da Maricultura atuará como um órgão consultivo do Cederural e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para as ações de valorização e desenvolvimento da cadeia produtiva em Santa Catarina.

A Câmara é formada por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Capitania dos Portos, Polícia Ambiental; Ibama; UFSC; Cidasc; Epagri; Fatma; Univali; Univille; Senar; além de entidades ligadas aos maricultores.

( Portal da Ilha, 11/11/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *