Utensílios para a gastronomia catarinense são apresentados a Chefs e ao Grupo Gestor da Cidade Criativa UNESCO
24/10/2016
Comunidades participam da Semana Lixo Zero
25/10/2016

Florianópolis é representada no Fórum das Cidades UNESCO da Gastronomia em Jeonju, na Coreia do Sul

JEONJU.jpg

Florianópolis Cidade Criativa da UNESCO da Gastronomia esteve presente no Fórum da Rede Mundial de Cidades Criativas em Jeonju, Coreia do Sul entre os dias 19 e 21 de outubro representada pelo diretor da FloripAmanhã, Ricardo Domingues e professora da Estácio Florianópolis, Elizabeth M. Diamantoupoulos.

Durante o Fórum, o grupo de Gastronomia discutiu a consolidações dos resultados da reunião anterior realizada em Östersund (Suécia) e obteve informações da secretaria UCCN, além de planejar conteúdo, cronograma de trabalho do grupo gastronomia UCCN e a próxima reunião anual, que será em Enghien-les-Bains, França, em 2017.

Durante a reunião entre as Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia, com a presença de 12 das 18 cidades mundiais, foram debatidos três eixos de integração entre as cidades:

– Desenvolver uma plataforma para aprimorar a comunicação interna e externas entre as cidades criativas da gastronomia;

– Desenvolver um plano estratégico utilizando ferramentas que potencializem a integração entre as Cidades UCCN, como por exemplo o intercâmbio entre os atores e a divulgação de boas práticas em rede social;

– Elaborar alianças estratégicas de parcerias com stakeholders buscando fortalecer as cidades.

As propostas de cada cidade serão apresentadas no próximo encontro da Redes UCCN em novembro.

Os representantes da Cidade Unesco Criativa – Florianópolis também visitaram o Instituto da Gastronomia Criativa da Coreia. Uma instituição que tem por objetivo preservar e difundir a gastronomia coreana no país e no mundo. Ricardo e Elizabeth também participaram da cerimônia de comemoração do 4º aniversário de JEONJU como Cidade Unesco da Gastronomia, juntamente com representantes dos consulados da Turquia, Irã, Itália e da Diretora do Programa das Cidades Criativas da UNESCO, a indiana Jyoti Hosagrahar.

O intercâmbio entre as cidades é uma das premissas da Rede Mundial da Unesco. Como passou a integrar a Rede em dezembro de 2014, Florianópolis recebe convites das outras municipalidades para conhecer o que já é feito em diferentes partes do mundo para desenvolver a cadeia gastronômica local, com valorização da cultura e respeito ao meio ambiente. O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia já apresentou a cultura e a gastronomia de Florianópolis em outros eventos no Japão, Espanha, Colômbia, Turquia, Líbano, China e Suécia.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *