Audiência sobre segurança na Capital discute a situação do Itacorubi
03/06/2016
Um risco enorme para os beach club de Floripa
03/06/2016

Consumo de ostras, mariscos, vieiras e berbigões continua proibido em Santa Catarina

As áreas de cultivo de ostras, mariscos, vieiras e berbigões continuam interditadas. Com representantes do Comitê Estadual de Controle Higiênico, Sanitário de Moluscos Bivalves e da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca, uma reunião realizada nessa quarta-feira (1º) decidiu pela permanência da proibição diante da alta concentração de algas com toxinas que podem causar intoxicação alimentar.

Ainda não há previsão de liberação dos moluscos. “Estamos torcendo para que a natureza execute seu papel e haja fluxo de ventos para a dispersão das algas e consequentemente a redução das toxinas. A medida visa proteger a saúde pública e os maricultores através da manutenção e garantia de um produto seguro”, disse o secretário-adjunto de Agricultura e da Pesca Airton Spies.

Em Florianópolis, o último laudo foi negativo para a presença de toxinas nas ostras e positivo para mariscos e moluscos. Mas o consumo continua proibido, inclusive de ostra, e as análises são feitas constantemente nas 40 áreas de cultivo a fim de garantir a qualidade do produto.

O médico veterinário da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Pedro Sesterhenn, explica que a interdição continua por causa da flutuação das algas, o que não dá segurança de que as áreas estejam totalmente livres de contaminação.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Online, 02/06/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *