Pesquisa mede nossa competitividade turística
10/07/2015
Emergência pediátrica do Hospital Regional de São José fechará no fim de semana
10/07/2015

Empecilhos na obra do vão do Mercado Público não alteram o prazo de conclusão da cobertura

Enquanto a expectativa atual gira em torno da reabertura da ala sul do Mercado Público de Florianópolis, marcada para 5 de agosto, as obras no vão do prédio histórico, onde será instalada a cobertura retrátil, devem continuar até dezembro. Esta semana, os comerciantes da ala norte que trabalham com seus boxes abertos para o vão tiveram que fechar as portas por conta das obras. O objetivo da prefeitura é de que na próxima semana o piso esteja refeito para que os permissionários possam reabriras lojas. Tratada como a grande estrela da revitalização do Mercado, a cobertura retrátil deveria ser inaugurada no fim de 2014, junto com a reforma da ala sul (esta também atrasou), mas houve atraso na abertura da licitação e entrega do projeto executivo.

Quando a ala norte foi reinaugurada, em junho do ano passado, o piso que contorna a ala estava pronto, mas, após vistorias do MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina), constatou-se a falta de acessibilidade para deficientes físicos. Por isso, o piso está sendo refeito para ter o mesmo nivelamento da calçada do vão e evitar obstáculos e desvios no caminho.

Outros empecilhos foram encontrados quando se iniciou a obra executiva do vão, em 8 de junho. Segundo Fernanda Driessen, diretora de obras da prefeitura, há uma grande cisterna e sumidouros antigos embaixo do vão e uma rede coletora da Casan que passava bem no meio do Mercado. “Teve que ser feito um desvio desta rede, que está sendo executado pela Casan e, em paralelo, refazendo-se o da ala norte. No cronograma iríamos refazer a parte do piso com o Mercado funcionando, mas decidiu-se fazer uma interferência mais rápida para finalizar esta parte antes”, diz. Fernanda garante que o prazo de entrega da obra não será modificado.

O piso de paralelepípedo, que é tombado como patrimônio histórico e cultural, será recolocado no vão e nivelado com o piso das laterais das duas alas. Em um mês de obras foram feitas as partes de tubulações subterrâneas, compactação do solo e estaqueamento dos dois pilares que farão a sustentação da cobertura retrátil.

Pilares centrais vão sustentar cobertura

De acordo com Gustavo Utrabo, arquiteto de Curitiba que venceu o concurso com o projeto da cobertura retrátil junto com Pedro Duschenes, os dois pilares centrais vão sustentar os quase mil metros quadrados da cobertura, que poderá abrir e fechar de acordo com as necessidades climáticas. “Todo desenho da cobertura respeita as alturas e frisos do Mercado Público. Será uma cobertura muito leve, que manterá o caráter de mercado de rua quando estiver aberta”, explica.

A estrutura metálica será permeada por polímeros resistentes e translúcidos, que protegem do sol, mas permitem iluminação. O sistema de abre e fecha será por meio de uma sala de controle e, em casos de ventos muito fortes e incêndios, a estrutura abre automaticamente.

( Notícias do Dia Online, 09/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *