Ato pede a transformação da Ponta do Coral em Área Verde de Lazer
09/07/2015
Empecilhos na obra do vão do Mercado Público não alteram o prazo de conclusão da cobertura
10/07/2015

Pesquisa mede nossa competitividade turística

Florianópolis, um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional do Brasil, participa nesta semana da pesquisa do Índice de Competitividade Turística, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). O prefeito, Cesar Souza Junior, foi o entrevistado nesta terça-feira (7).

O objetivo da pesquisa é entender as transformações do mercado turístico com o passar dos anos. O índice capta o desenvolvimento dos principais destinos do país por meio de um diagnóstico da realidade local, alcançado por meio da aplicação de um formulário. Os pesquisadores da FGV permanecem uma semana em cada destino, que responde perguntas agrupadas em 13 dimensões, cada uma delas com subdivisões.

As dimensões gerais da pesquisa avaliam questões como: infraestrutura geral; acesso; serviços e equipamentos turísticos; atrativos turísticos; marketing e promoção do destino; políticas públicas; cooperação regional; monitoramento; economia local; capacidade empresarial; aspectos sociais; ambientais e culturais.

Assim como o formulário aplicado, a equipe de pesquisadores realiza visitas técnicas pelos principais atrativos da cidade, sendo observadas as características físicas dos espaços e a estrutura urbana do destino.

Com a divulgação dos resultados cabe aos destinos confrontarem esses índices nacionais de competitividade com a realidade. Com as informações é possível planejar e desenvolver vantagens competitivas, norteando a elaboração de políticas públicas que eliminem os entraves do desenvolvimento sustentável da atividade turística.

Além do prefeito, Cesar Souza Junior, e da secretária de Turismo, Zena Becker, participaram das entrevistas representantes das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Mobilidade, Fazenda, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Obras.

Outros membros de entidades como a faculdade Estácio/Assesc, CDL, FC&VB, Senac, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Comcap, Casan, Celesc, ABIH, SHRBS, Pousar, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Abrasel, Fortur, Sephan, Santur, ABAV e do Sebrae/SC, também colaboraram com a pesquisa.

(Prefeitura de Florianópolis, 09/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *