Food Truck
22/05/2015
O jogo do “pode, não pode, talvez possa”
22/05/2015

Autonomia do turismo

(Por *Estanislau Bresolin, DC, 22/05/2015)

Apesar de o turismo em Santa Catarina responder por mais de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, um dos maiores entre os Estados brasileiros, o governo estadual ainda mantém sob a égide da secretaria do setor também as pastas de Esporte e Cultura. Ocorre que este equívoco notadamente se reflete na impossibilidade de integração entre esses três diferentes segmentos. Portanto, esta secretaria híbrida desagrada a todos os envolvidos. O turismo envolve mais de 50 atividades comerciais, ao passo que a cultura e o esporte envolvem formação, logo não podem e não devem estar no mesmo setor, já que carecem de sintonia e integração.

É obvio que atrações culturais ou monumentos históricos interessam ao turismo, assim como as competições esportivas de grande porte, mas cada qual deve ser tratada por suas especificidades. O turismo pode e deve ter uma secretaria exclusiva, porém, sem – em hipótese alguma – apontar em detrimento das outras atividades, de importância ímpar para qualquer administração.

O turismo em Santa Catarina é moderno, gera riquezas e tem impacto em diversas outras áreas, além de levar para muito longe informações sobre nossos hábitos, nossas belezas naturais e nossa gastronomia. O foco no segmento é essencial, o que dificilmente ocorrerá com uma secretaria que divide seus interesses também no esporte e na cultura. Essas áreas, não menos importantes que o turismo, seriam muito mais desenvolvidas se atreladas à área de educação

Nacionalmente este problema já foi sanado, com a criação do Ministério do Turismo (MTur) como pasta autônoma a partir de 1o de janeiro de 2003, portanto estamos 12 anos atrasados com relação à forma de tratar o turismo. Temos tudo para evoluir e trazer ainda mais visitantes, mas precisamos investir muito em infraestrutura, estimular parceiras público-privadas e incrementar toda a cadeia produtiva do setor. Os ganhos são visíveis: emprego, renda e qualidade de vida, para dizer o mínimo.

*Presidente da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC – Florianópolis

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *