Praça adotada é nova opção de lazer para moradores de Florianópolis
06/12/2013
O Parque de Coqueiros, o mangue e a futura marina
06/12/2013

Saiba mais sobre o novo Plano Diretor de Florianópolis

No novo Plano Diretor, crescer é importante, mas desenvolvimento verdadeiro é planejar os lugares certos para os adensamentos urbanos.
Este é apenas um dos trechos do documento elaborado pela equipe técnica do IPUF, sob a coordenação do superintendente do órgão, Dalmo Vieira Filho. O texto, já encaminhado aos principais colunistas de política de Florianópolis, pode ser conferido nos links ao final desta matéria.
Ainda sobre o verdadeiro desenvolvimento, o texto anexo propõe como ação estimular centros de bairros planejados com funções complementares, como moradia, trabalho, convívio e lazer em cada distrito. Defende ainda a necessidade de se construir com menos conflitos de vizinhanças, ampliar parques urbanos, qualificar praças, criar ciclovias.
Além disso, ter boas creches, escolas e centros de saúde é fundamental, assim como ter calçadas largas e arborização nas ruas, exigir saneamento básico e dispor de coleta adequada de lixo.
O documento destaca que na proposta do novo Plano Diretor está prevista a criação do Conselho da Cidade, que deverá ser formado por cem membros representativos de todos os setores da cidade. Entidades públicas e privadas, além do setor governamental, também estarão representadas. O Conselho será uma grande novidade nos debates sobre os destinos da cidade.
Outros instrumentos previstos incluem consultas, plebiscitos e referendos sobre questões específicas do planejamento urbano. O “gatilho” acionado após o crescimento de 20% de cada setor, bairro ou distrito da cidade, é uma inovação no planejamento urbano praticado hoje no Brasil.
O histórico do Plano Diretor
Uma proposta de mudança
A sintese
(PMF, 05/12/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *