Jovens brasileiros
21/06/2013
Praça de pedágio em Palhoça fecha à meia-noite de sexta-feira (21/06)
21/06/2013

O deputado federal Esperidião Amin – ex-governador de Santa Catarina e prefeito fundador do IPUF, em 1977 – abriu na tarde desta segunda-feira, 17, na sala de reuniões do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, o ciclo de palestras sobre políticas públicas que devem subsidiar o planejamento urbano.
No ano em que o novo Plano Diretor Participativo do município deve ser submetido a votação pela Câmara Municipal, as palestras acontecerão a cada dois meses.
O evento foi aberto pelo prefeito Cesar Souza Júnior, o qual apresentou o Instituto como o responsável por “muita coisa boa feita, muita coisa ruim evitada” e defendeu sua força, como “órgão central do planejamento urbano”, para “termos uma cidade melhor”.
Amin definiu a oportunidade de fazer o planejamento urbano em três palavras: processo, participação e inovação (“e sustentabilidade, já que os dois conceitos, inovação e sustentabilidade, se completam”). “O processo é mais importante do que o desenho e o produto, e essa é a missão do IPUF”, disse.
Ele defendeu que todas as ações de planejamento envolvam a participação social, via audiência pública, como garantia de legitimidade do processo. Uma das soluções para valorizar áreas críticas, por exemplo, seria mudar a legislação, definindo espaços construtivos com amplas áreas de convivência, a exemplo do que acontece em países desenvolvidos.
Hoje, acredita, Florianópolis tem condições de participar mais ativamente do planejamento urbano da região metropolitana, a fim de que questões como aterro sanitário, esgoto, mobilidade, segurança e transporte sejam tratados de forma integrada.
Posição reforçada pelo superintendente do IPUF e secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho, que, ao encerrar a primeira edição do ciclo de palestras, reiterou o compromisso da gestão Cesar Souza Júnior de defender o tripé meio ambiente, patrimônio cultural e inserção social como as bases do Plano Diretor da cidade.
E resumiu: “Queremos transformar Florianópolis na capital com maior área urbana preservada do país, uma cidade mais justa e muito mais humana.”
(PMF, 20/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *