Semana do Meio Ambiente movimenta o Parque Ecológico do Córrego Grande
05/06/2013
Meio ambiente é um dever de todos
05/06/2013

Dia do Meio Ambiente tem eventos culturais e atividades educativas em Florianópolis

O cuidado com o meio ambiente e a maneira como o tratamos influencia diretamente em nosso modo e qualidade de vida. Para lembrar a importância da preservação deste ecossistema, é celebrado hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é comemorada desde 1972 e foi criada em uma convenção promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a proposta de mobilizar e conscientizar os países. Em Florianópolis, haverá uma série de eventos e atividades relacionadas ao tema (veja quadro abaixo). Porém, um dos presentes mais esperados pela cidade neste dia, a inauguração do Parque do Maciço do Morro da Cruz, foi adiada mais uma vez.

Pela manhã, o Largo da Alfândega será transformado em um parque ecológico. Com uma programação educativa e interativa, a Fatma (Fundação do Meio Ambiente) promove quatro dias de atividades. Entre as atrações estão o túnel da ecologia, com 15 metros de extensão e curiosidades sobre fauna e flora, e o eco-ônibus, que funciona como um cinema itinerante.

O trabalho do eco-ônibus é voltado às crianças. Além dos vídeos, elas poderão aprender sobre o meio ambiente por meio de quebra-cabeça gigante, peças teatrais e uma oficina de papel machê. Segundo o presidente da Fatma, Gean Loureiro, o espaço aberto ao público é uma maneira de levar a discussão do tema à população, para que consigam cuidar mais do meio ambiente.

Além da atividade da Fatma, a prefeitura da Capital também promove atividades com o tema “Não deixe que a natureza se transforme em uma lembrança”. Hoje, o dia começa com caminhada e distribuição de mudas no Parque da Luz. À tarde, a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) faz um mutirão no Parque Ponta do Sambaqui em prol da revitalização e cuidado da área, com objetivo de orientar o melhor uso do local.

No Parque Ecológico do Córrego Grande, a comunidade poderá aproveitar oficinas de reciclagem de papel, de garrafas pet, produção de sabão com óleo recolhido na comunidade, feira de artesanato ecológico, distribuição de mudas aos visitantes, apresentações e música ao vivo.

Atividades na UFSC e no IFSC

As instituições de ensino superior também estão engajadas no Dia Mundial do Meio Ambiente. Haverá palestras e atividades gratuitas abertas ao público.

No IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), o tema é “Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício”. Nos campi de Florianópolis haverá mostra de cinema ambiental e palestras.

A UFSC também aposta em  atividades voltadas ao meio ambiente. Hoje, junto com a EcoFeira, a universidade oferece uma oficina de produção de ecocadernos. A programação continua até sexta e encerra com a Mostra de Vídeos Socioambientais.

Parque do Maciço

A inauguração do Parque do Maciço do Morro da Cruz, esperada há quase dois anos pela comunidade, foi adiada mais uma vez. Em entrevista ao Notícias do Dia, em março, Rafael Hahne, secretário de Habitação e Saneamento, pasta responsável pela execução e coordenação do projeto do parque, havia afirmado que a intenção da prefeitura era inaugurar o parque hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas ainda falta a instalação elétrica. As obras começaram em julho de 2010, com previsão para conclusão em julho 2011.

O secretário explicou que o atraso se deve à tramitação burocrática entre Celesc e prefeitura, sobre a ligação da rede elétrica. Rafael afirmou que a parte estrutural está finalizada e o parque está funcionando operacionalmente durante o dia, mas ainda não tem iluminação.

A previsão do secretário é que tudo esteja finalizado em 30 dias. Mas a data de inauguração oficial ainda será definida pelo prefeito Cesar Souza Júnior.
Segundo o superintendente da Floram, Volnei Carlin, técnicos trabalham no local e uma equipe está montando o projeto de gestão. Após a conclusão, a Floram ficará responsável pelas questões de manutenção, segurança e administração do parque.

Programação

– Parque Ecológico da Fatma

De hoje a sexta, das 8h às 18h30, e sábado, das 8h às 13h. No Largo da Alfândega, Centro, Florianópolis
Mais informações: 3216-1973 ou www.fatma.sc.gov.br

– Dia no Parque da Luz

Hoje, às 10h, no Parque da Luz, rua Felipe Schmidt, Centro

– Mutirão no Parque Ponta do Sambaqui

Hoje, às 14h, rua Gilson da Costa Xavier, 2.900, Sambaqui
Programação completa da prefeitura no site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram

– IFSC

Hoje, no campus Ilha, avenida Mauro Ramos, 950, Centro

9h às 12h – 1ª Mostra de Soluções Ambientais
10h, 16h e 21h – Mostra de Cinema Ambiental
13h às17h – 1ª Mostra de Soluções Ambientais
17h30 – Palestra com Sônia Felipe – Mau deleite: implicações éticas ambientais da extração e consumo de leite bovino
19h30 – Palestra: Expedição do Olhar, fotógrafo Zé Paiva (auditório)

Hoje, campus Continente, rua 14 de Julho, 150, Coqueiros

10h – oficina do projeto ponto de cultura: engenho de farinha. Produção e degustação de Bijajica, bolo tradicional dos engenhos
16h – palestra Slow Food Convivium Mata Atlântica – gastronomia sustentável
19h- palestra Revolução dos Baldinhos – iniciativas de agricultura urbana.
Saiba mais: www.ifsc.edu.br

– UFSC

Hoje, às 14h30, na praça da Cidadania, campus da UFSC, Trindade

Feira Ecoverde e oficina de ecocadernos. Interessados devem levar folhas A4 usadas com o verso livre e apostilas antigas com espiral

Programação completa e mais informações no site http://salaverde.ufsc.br ou pelos telefones 3721-9044 ou 3721-6469

(ND, 05/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *