Desmazelo
01/03/2013
Metade dos estabelecimentos comerciais e de serviços da Capital está irregular
01/03/2013

Novos radares instalados na Capital não emitem mais flashes

Os equipamentos utilizados para fiscalizar as infrações de trânsito de Florianópolis possuem um sistema inteligente de registro, que além de fotografar também filmam o momento da infração. Outra novidade é que os motoristas não verão mais os flashes que denunciavam o flagrante. “A lente da câmera terá um dispositivo infravermelho que vai registrar com precisão a imagem sem a necessidade de luz”, explicou o coordenador e supervisor operacional da Koop, Rafael Lima.

Segundo Lima, o sistema de filmagem poderá auxiliar na defesa dos motoristas que se sentirem lesados no caso de receberem uma multa aplicada indevidamente. “Agravação poderá comprovar que um motorista parou sobre a faixa para dar passagem a uma ambulância ou durante um congestionamento”, finalizou.

Multas geram receita

A instalação dos aparelhos também vai incrementar os cofres públicos. O dinheiro das multas chegou a representar metade da receita do Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), que em 2011, com 25 locais de monitoramento, era de R$ 1,5 milhão por mês. Na época, os aparelhos chegavam a multar oito mil veículos por mês. “Em dois anos o fluxo de veículos aumentou, então a tendência é aumentar o número de autuações”, prevê a superintendente adjunta do Ipuf, Vanessa Maria Pereira.

A receita arrecadada com a cobrança das multas, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, será rever­tido em sinalização, fiscalização e ações de educação de pedestres e motoristas.

(ND, 28/02/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *