Regras para construção saem hoje
08/01/2013
Obra no Terminal Rita Maria deve ocorrer em 180 dias
09/01/2013

Para promotor, ala do Mercado Público deve ser interditada

Daniel Paladino vai sugerir ao prefeito Cesar Souza Junior que local seja isolado parcialmente
Para evitar o impacto econômico sobre os comerciantes com o fechamento da Ala Norte do Mercado Público de Florianópolis, o promotor Daniel Paladino deve sugerir a interdição parcial do prédio para o prefeito Cesar Souza Junior.
Ainda no aguardo do laudo dos bombeiros sobre o incêndio, no dia 3, no box 44, o Ministério Público espera para essa semana um encontro para tratar do assunto junto aos representantes da prefeitura.
O promotor diz estar preocupado com os riscos de novos incêndios e considera a situação no limite. Paladino recebeu a informação de que um pequeno curto-circuito teria ocorrido em um box, na Ala Sul, na segunda-feira. O proprietário conseguiu controlar o foco, sem necessidade de chamar os bombeiros. Por sorte, isso ocorreu durante o dia. Se fosse à noite, o fogo poderia ter se alastrado por outras lojas.
A nova administração aguardava para ontem a posse de Dalmo Vieira Filho, como secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, para marcar reuniões e tratar do assunto. Durante a cerimônia de posse do responsável pelo Ipuf, o prefeito Cesar Souza Junior disse ter escolhido o nome do novo administrador do Mercado Público e que ele mesmo irá conversar com o promotor de Justiça sobre a situação.
Para o promotor, o assunto precisa ser tratado com brevidade diante dos riscos que o prédio se encontra:
– Mesmo com as obras na parte elétrica, a possibilidade de novos incêndios não deixa de existir. Não podemos contar com a sorte – sugeriu o promotor.
Para Paladino, é necessário uma conversa com representantes da prefeitura a fim de se deliberar sobre o uso do espaço:
– Sabemos que fechar todo a ala traria uma dificuldade financeira para os comerciantes, mas é preciso fazer a obra com certa urgência, inicialmente em 60 dias, como forma de maior segurança – diz.
O promotor lembra que em 2011, a prefeitura tinha se comprometido a fazer as alterações necessárias. Mas isso não ocorreu. A provável causa do incêndio no box 44 foi um curto-circuito no ventilador de teto do primeiro andar. Em chamas, o aparelho caiu próximo a uma prateleira de exposição de sandálias ,que pegou fogo.
(DC, 09/01/2013)
Novo secretário agenda reunião com MP para evitar interdição do Mercado Público da Capital
Dalmo Vieira Filho diz que serão apresentadas ações emergenciais com foco no perigo de incêndio e nos problemas de banheiro e água
Dalmo Vieira Filho, novo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e superintendente do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), iniciou na terça-feira (8) sua gestão com promessas positivas para o Mercado Público da Capital. O arquiteto fechou o primeiro dia de trabalho na ala Sul, em uma visita com o intuito de analisar os tópicos da conversa que terá nesta quarta-feiraNovo s com o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Vieira Filho ainda não tinha marcado a reunião, mas sabia que esse era um dos assuntos prioritários, principalmente porque há a intenção de interditar o prédio.
“A interrupção do comércio seria muito danoso. Vamos apresentar ações emergenciais com foco no perigo de incêndio e nos problemas de banheiro e água, para depois fazer um novo projeto para reformas do espaço”, afirmou. O secretário pretende analisar o contrato feito com a JK Engenharia, empresa que venceu a licitação para execução das obras. “Recebemos uma denúncia de que o projeto de reforma foi descumprido pela construtora. Além disso, soube que houve dois aditivos no valor inicial acordado. Vamos analisar os itens do contrato para ver como proceder”, relatou. A obra de recuperação das duas alas custou mais de R$ 2 milhões e começou em 2011.
Na terça-feira, o prefeito Cesar Souza Júnior anunciou o nome do novo gerente do Mercado Público. O comerciante Paulo Marques Moraes foi nomeado para trabalhar com Dalmo. “Ele vai ficar na linha de frente. Na quinta-feira vou apresentá-lo aos comerciantes”, informou o secretário. Vieira Filho pretende fazer uma reunião na sexta-feira com os concessionários dos boxes. “O prefeito pediu acompanhamento diário do Mercado Público até que as questões pendentes sejam resolvidas”, completou.
(ND, 09/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *