FUTURÓPOLIS
09/12/2011
Veleiro Manos Champ bate o recorde da Regata Volta à Ilha de Santa Catarina
12/12/2011

Florianópolis em números: DC lança infográfico sobre segurança, mobilidade e planejamento

O Diário Catarinense lança nesta quinta-feira (08/12) uma ferramenta que permite o acompanhamento de indicadores relativos à segurança pública, mobilidade urbana e planejamento urbano de Florianópolis. O infográfico sobre a cidade faz parte da campanha Floripa Te Quero Bem, que ganha também um site nesta quinta, onde serão reunidos textos, entrevistas, vídeos e outros materiais que incentivem a discussão sobre a capital catarinense.
Confira o infográfico de Florianópolis
Lançada no dia 16 de novembro, a campanha Floripa Te Quero Bem propõe uma reflexão sobre os desafios e o futuro da cidade. A iniciativa, que integra as comemorações pelos 25 anos do Diário Catarinense, teve como um dos motivadores o tenista Gustavo Kuerten. Em entrevista exclusiva ao DC, o manezinho da Ilha revelou que pensava em deixar sua cidade natal devido aos problemas de Florianópolis.
Taxa de homicídios cresce 250% em 10 anos
Segurança: clique aqui e veja as informações.
Para embasar o debate, o infográfico reúne, na seção “Segurança”, informações sobre índices de criminalidade em Florianópolis e sua situação em comparação com outras cidades do país. Os dados mostram que a capital catarinense foi a terceira em crescimento da taxa de homicídios de 1998 a 2008, com 250%, ficando atrás apenas de Salvador e Maceió.
Apesar de ainda ser uma das capitais mais seguras do país, com uma das menores taxas de homicídios por ano, Florianópolis vem aumentando seus índices de criminalidade de forma significativa. De 2008 a 2010, o crime que mais cresceu foi a receptação — ato de adquirir ou transportar objeto que se sabe ser produto de crime —, com 450%. Já a ocorrência mais comum em 2010 foi o furto, com 16.162 registros, um crescimento de 22,6% em relação às 13.176 queixas contabilizadas pelo Sistema Integrado de Segurança Pública em 2008.
Quarta colocada em IDH, Floripa deixa a desejar em saneamento
Planejamento: clique aqui e veja as informações.
Os indicadores sociais de Florianópolis estão entre os melhores do país. A cidade é a quarta colocada no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é calculado com base em critérios de renda, saúde e educação. No entanto, o saneamento básico da capital catarinense ainda deixa a desejar. O município declarou tratar 56% do esgoto em 2007 e apenas 40% em 2008, conforme o Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil. Atualmente, 55% da população urbana tem tratamento de esgoto em Florianópolis, segundo dados da Casan.
Além de informações sobre saneamento básico, a seção “Planejamento” do infográfico apresenta dados de renda, analfabetismo e crescimento populacional por bairros. Foram reunidos também gráficos sobre aumento da construção civil na Capital, e mapas que mostram as áreas de risco, hidrografia e unidades de conservação.
Frota de carros aumenta quase 70% de 2000 a 2010
Mobilidade: clique aqui e veja as informações.
Com a falta de corredores para ônibus, estrutura para transporte marítimo inexistente e insuficiência de ciclovias, o meio de transporte mais utilizado em Florianópolis é o carro. Em pesquisa do Instituto Mapa, 41% dos entrevistados declarou usar o automóvel como principal meio de transporte durante a semana. De 2000 a 2010, a frota de carros cresceu 67,2% e a frota de motocicletas aumentou 219%. Hoje, são quase 200 mil automóveis e 40 mil motos na Capital.
No infográfico do Floripa Te Quero Bem, é possível traçar um panorama da mobilidade urbana na cidade, com dados de frota e fluxo de veículos, localização das ciclovias e informações sobre projetos que buscam melhorar o trânsito em Florianópolis.
(DC, 08/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *