Pela mobilidade da Ilha
23/09/2011
Raimundo Colombo apresenta pré-projeto da quarta ligação para prefeitos da Capital e de São José
23/09/2011

Todos os dias, um passageiro deixa de usar o transporte coletivo em Florianópolis

Em cinco anos, 2.284 usuários do sistema abandonaram o ônibus para aderir ao carro. Situação é percebida nos congestionamentos

Um ônibus transporta em média 80 pessoas, o mesmo que 16 carros lotados

Nos últimos cinco anos o transporte coletivo da Capital perdeu 2.284 usuários do sistema. Uma média de 38 passageiros todos os meses. A frota de ônibus cresceu 16%, enquanto o número de veículos no mesmo período aumentou 22%. Lado a lado, as estatísticas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Secretaria Municipal de Transportes e Terminais de Florianópolis demonstram o que se vê pelas ruas e avenidas da cidade. Quem pode, foge do ônibus para circular sozinho dentro de seu próprio veículo, agravando ainda mais a mobilidade urbana da Capital.

Para se ter uma ideia da divisão dos espaços no trânsito, um ônibus transporta em média 80 pessoas e preenche o espaço de três carros. Por outro lado, seriam necessários 16 carros lotados para transportar o mesmo número de passageiros de apenas um ônibus. Para piorar, um levantamento realizado pela Policia Militar Rodoviária do Estado na SC-401, Norte da Ilha, apontou que 80% dos carros que passam todos os dias pela rodovia estavam transportando apenas uma pessoa.

Diante desta problemática, o secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis, João Batista Nunes, só acredita em uma saída viável para amenizar os congestionamentos roteineiros na cidade: fazer o ônibus andar mais rápido do que o carro. “Quando isso acontecer, as pessoas terão que deixar o carro em casa para não ficar nas filas, e ainda irão economizar em combustível”, enfatiza o secretário.

O primeiro passo para alcançar este objetivo foi dado quinta-feira (22) pela prefeitura. Foi lançado o edital para o projeto de implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na Capital. A partir de hoje, as empresas interessadas têm 15 dias para apresentar suas propostas. Depois deste prazo, a prefeitura tem mais um mês para analisar a documentação e definir a empresa, que quando escolhida, terá seis meses para entregar o projeto ao governo.

Três eixos já foram definidos

A proposta inicial é que sejam implantados três eixos que interliguem o aeroporto internacional Hercílio Luz e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com o Centro.

O primeiro eixo liga o Ticen (Terminal de Integração do Centro) com os bairros que ficam no Continente, em trajeto ainda não esclarecido. O segundo eixo liga o Ticen à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) pelo mesmo trajeto operado pela linha UFSC Semidireto, incluindo o terminal da Trindade no seu itinerário. Por fim, o eixo entre Ticen e Aeroporto é semelhante ao percorrido pela linha Corredor Sudoeste, com passagem pelo Rio Tavares.

Assim como o trajeto, a implantação das estações e a localização delas ainda não estão definidas, o que deve ocorrer somente com a elaboração do projeto executivo para cada um dos três eixos propostos pela prefeitura.

O BRT ou Bus Rapid Transit é um sistema de ônibus de alta capacidade que utiliza corredores exclusivos em vias urbanas, simulando o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos. Foi criado e inicialmente colocado em prática em Curitiba na década de 1990.

Carros X Ônibus (de 2006 a 2011)

Carros

2006: 193.793

2011: 151.031

Aumento de 22% na frota o que equivale a 43.762 veículos a mais

Ônibus

2006: 399

2011: 464

Aumento de 16% na frota o que equivale a 65 ônibus a mais

Passageiros do transporte coletivo

2006: 238.574 mil/dia

2011: 236.290 mil/dia

Diminuição de 0,96% o que equivale a 2.284 passageiros a menos

(Por Aline Rebequi, ND, 23/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *