Todos os dias, um passageiro deixa de usar o transporte coletivo em Florianópolis
23/09/2011
Agenda de 26 de setembro a 02 de outubro de 2011
23/09/2011

Raimundo Colombo apresenta pré-projeto da quarta ligação para prefeitos da Capital e de São José

Os irmãos Dário e Djalma Berger aprovaram os conceitos e a forma como a nova ponte deve ser executada

Governador (centro) disse que convidou até a presidente Dilma Rousseff para o lançamento da Obra
O governador Raimundo Colombo apresentou, nesta quinta-feira (22), o pré-projeto da quarta ligação entre Ilha e Continente aos prefeitos Dário Berger, de Florianópolis, e Djalma Berger, de São José, e a vereadores das duas cidades. O governo informou que vai publicar o edital para contratação do projeto executivo e estudos ambientais nos próximos 30 dias.

Após estudo da Secretaria de Infraestrutura, Colombo optou pela construção de uma ponte no mesmo modelo da Colombo Salles e Pedro Ivo, que ligará a avenida Beira-mar Norte à Continental, criando um novo eixo para a BR-101 Norte. De acordo com Colombo, o governo consultou preliminarmente os órgãos federais que emitirão as licenças e, inclusive, convidou a presidente Dilma Rousseff para participar do lançamento oficial da obra.

“Só tenho a aplaudir. Por duas razões. A primeira é que o projeto apresentado pelo governador é uma versão da proposta feita pela prefeitura. A segunda é que a construção da nova ligação é uma prioridade para a cidade. Precisamos de uma intervenção urgente para resolver o problema da mobilidade urbana”, afirmou o prefeito da Capital, Dário Berger.

“O projeto é inteligente e exequível. É a única solução possível que vejo para resolver o problema do trânsito na região”, disse o prefeito de São José, Djalma Berger. Para ele, a decisão do Estado de tirar o fluxo da área da Via Expressa e criar uma nova ligação para quem vem ou vai ao Norte do Estado foi acertada. “Deve aliviar em 40%, 50% o movimento na Via Expressa, o que vai beneficiar quem realmente precisa passar por ali”, avaliou Djalma Berger.

PPP é a melhor opção, avalia prefeito da Capital

A intenção do governo do Estado é bancar a nova ponte através de uma PPP (parceria público-privada). Quem fizer a construção receberá em troca parte do aterro criado durante as obras e poderá comercializar os terrenos. A outra parte servirá a áreas esportivas e de lazer. A expectativa é de valorização imobiliária para toda a região.

Para o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, a PPP é a melhor opção. “Fazer exclusivamente com recursos públicos é impossível. Cobrar pedágio era outra forma, mas não interessante. A PPP é a forma em que todos ganham: o governo, a comunidade e quem executar a obra”.

A OBRA
A ponte convencional terá 1.600 metros de extensão, oito pistas, passagem para pedestre e ciclovia.
O acesso até a BR-101 será feito da Beira-mar Norte pelos bairros Estreito, na Capital, e Barreiros, em São José, até a altura do rio Três Henriques. São 8,5 quilômetros de extensão.
Aterro hidráulico de 2,75 milhões de metros quadrados, destinado ao sistema viário, áreas públicas e comercializáveis que financiarão o empreendimento.
Marinas e Parque Público com 80 mil metros quadrados.
Vias secundárias de trânsito lento para que o acesso a BR-101 possa ser
uma via expressa.
Pista exclusiva para transporte de massa com integração ao sistema local.
Previsão de conclusão: primeira etapa, com ponte e acesso ao trânsito local, no terceiro trimestre de 2014; segunda etapa, com acesso a BR-101, no primeiro trimestre de 2016.
FONTE: SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

(Por Maiara Gonçalves, ND, 23/09/2011)

Pré-estudo será apresentado em 30 dias

Dentro de 30 dias será apresentado oficialmente o pré-estudo da quarta ponte, ligando a Ilha de Santa Catarina ao Continente, com acesso à BR-101. A informação foi repassada ontem pelo governador Raimundo Colombo. Nesta data, será feita a publicação do edital para contratação da empresa que fará o projeto executivo e os estudos ambientais.

Os estudos foram realizados pela empresa catarinense Prosul. O desenho da obra, que terá uma ponte que vai ligar a Beira-Mar Norte com a Ponta do Leal, e mais um trecho que seguirá até a BR-101, nas imediações da Escola de Aprendizes Marinheiros, foi apresentado, também, aos vereadores de Florianópolis e de São José.

O governo do Estado vem mantendo contatos com o Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e ao Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) envolvidos na área de marinha. A execução da obra será em forma de parceria público privada. A parceria, diz o governador, vai possibilitar a construção da obra sem onerar os cofres públicos e sem a cobrança de pedágio.

O secretário Valdir Cobalchini, da Infraestrutura, afirmou que existem consórcios nacionais e internacionais interessados em assumir o projeto. Parte da área que será aterrada vai ser comercializada.

A quarta ponte vai criar um novo eixo entre a Ilha e o Continente e pretende reduzir os problemas de mobilidade urbana da Grande Florianópolis. A previsão inicial de custo é de R$1,1 bilhão. A ponte convencional terá oito pistas, espaço para pedestres e ciclovia com 1,6 mil metros de extensão. O projeto contempla marinas e parque público com 80 mil metros quadrados; vias secundárias de trânsito lento para que o acesso a BR-101 possa ser uma via expressa; pista exclusiva para transporte de massa com integração ao sistema local.

A previsão de conclusão da primeira etapa da obra, com ponte e acesso ao trânsito local, é o terceiro trimestre de 2014. A segunda etapa, com acesso à BR-101, está prometida para o primeiro trimestre de 2016.

(DC, 23/09/2011)

Governador apresenta projeto da quarta ponte ao vereadores

Os 16 vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis compareceram à uma reunião-almoço no Palácio da Agronômica a convite do governador Raimundo Colombo. Participaram do encontro realizado na quinta-feira, dia 22 de setembro, os vereadores de São José e os prefeitos dos dois municípios, os irmãos Dário e Djalma Berger, o secretário estadual de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Júnior, o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, e a deputada estadual Dirce Heirdescheidt.

No encontro, o governador Colombo conclamou os vereadores de Florianópolis e São José para, além do bate-papo informar motivado pelo almoço, engajarem-se no esforço de integração regional para construir, com rapidez, um melhor caminho para as cidades.

O secretário Cobalchini apresentou, em seguida, o projeto do que ele chamou de complexo de ligação Ilha-Continente, que prevê a construção de uma quarta ponte ligando a Avenida Beira-Mar Norte à Beira-Mar Continental e a ampliação da mesma até Barreiros e a BR-101. A obra, que tará um custo de R$ 1,1 bilhão, já tem o apoio da Marinha, do DNIT, das secretarias estaduais, da SC Parcerias e da UFSC, que fará um estudo de mobilidade urbana. A entrega da primeira etapa da obra, com a ponte e acesso ao trânsito local, está prevista para o terceiro trimestre de 2014, e a segunda etapa, com acesso à BR-101, no começo de 2016.

A futura avenida terá áreas de lazer, espaço para pedestres, e oportunizará geração de rende e empregos com a implantação de equipamentos destinados ao desenvolvimento econômico de toda orla continental da Baía Norte. O governador ressaltou que a BR-101, na região da Grande Florianópolis, tem 10% a mais de trânsito de carros que a Ponte Rio-Niterói. Colombo também anunciou que no dia 15 de dezembro será inaugurada a duplicação da SC-401 e a terceira pista da SC-405, e revelou que o edital para as obras do novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz já está em curso. Colombo disse que seu foco, no momento, é encontrar uma solução definitiva para a questão da Penitenciária Estadual.

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, vereador Jaime Tonello, correligionário de Raimundo Colombo, elogiou a iniciativa do governador de chamar os vereadores para falar do projeto, e sugeriu que se desse atenção ao Sul da Ilha, com a possibilidade de se fazer, também, uma ligação daquela região com a Praia da Pinheira, uma ideia tantas vezes discutida mas que nunca foi colocada em prática.

Tonello pediu também que o projeto do complexo de ligação Ilha-Continente fosse encaminhado ao Legislativo municipal para que as comissões da casa pudessem analisá-lo e sugerir as indicações que os vereadores achassem convenientes. “O IBGE fez uma projeção dizendo que, em 2030, nós teremos 800 mil habitantes em Florianópolis. Se não houver preocupação por parte do governo estadual, prefeituras e das câmaras com a questão da mobilidade urbana, será o caos”, afirmou Tonello, agradecendo ao governador pelo convite e dizendo que, independente das cores partidárias, todos os vereadores estavam ali reunidos pelo bem de Florianópolis.

(CMF, 23/09/2011)

A 4ª ponte e os prefeitos

Da coluna de Carlos Damião (ND, 23/09/2011)

Construir a nova ligação é um grande desafio, mas desafio maior ainda será garantir implantação de acessos municipais

Muito bacana a atitude do governador Raimundo Colombo, de apresentar o pré-estudo de construção da quarta ligação Ilha-Continente a prefeitos da região metropolitana, durante almoço na Agronômica, nesta quinta-feira (22). Espírito público é isso aí: um governante não pode administrar o Estado a partir de seu castelo imaginário. Tem que descer do pedestal, ouvir as pessoas. De mais a mais, construir a quarta ponte, por si, não vai resolver o problema da mobilidade urbana. Há uma questão prioritária, indispensável, para que o trânsito fique melhor: os acessos. E grande parte deles depende de providências das prefeituras. Caso de Florianópolis e de São José, especificamente. Sem a Beira-mar Continental completa, e sem a Beira-mar de Barreiros, como os motoristas chegarão à BR-101?

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *