Acelerado processo de construção da Ponte Pedro Ivo Campos há 16 anos em tramitação
29/04/2011
Agenda 02 a 08 de maio de 2011
29/04/2011

Sexta edição do Festival Brasil Sabor terá mais de 1,4 mil restaurantes participantes

O sabor marcante de ingredientes que descem macio como uma bela taça de vinho tinto são a cara da Serra Catarinense. O friozinho típico da região contrasta com os belos dias de sol e calor do litoral, abrindo o apetite para receitas mais leves à base de peixes e frutos do mar. Tudo isso sem falar das delícias étnicas, com espaço para a cozinha alemã, austríaca e italiana.

Mostrar a diversidade de sabores e aromas é a ideia do Festival Brasil Sabor 2011, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e que, na sexta edição, busca valorizar a “comida do lugar”. Entre os dias 28 de abril e 29 de maio, cerca de 1,4 mil restaurantes de todo o país farão parte do maior festival gastronômico do planeta.

Cada casa oferecerá um prato que coloca em evidência a autenticidade, os insumos, as origens étnicas e o jeito próprio de fazer de cada região. A ideia é aguçar a percepção dos consumidores locais e turistas para a oferta de produtos típicos, transformando o potencial natural, gastronômico e cultural em um importante atrativo.

59 restaurantes de sete cidades catarinenses participam do Brasil Sabor. Nesta edição, o Gastronomia dá uma prévia das delícias que vêm da Serra, região que estreia no evento. As receitas a seguir vêm de Lages, São Joaquim e Urubici. Restaurantes de Florianópolis, São José, Biguaçu e Balneário Camboriú também estarão no evento deste ano.

(DC, 29/04/2011)

Os melhores pratos por menores preços

Anunciado como o maior festival gastronômico do planeta, o Brasil Sabor iniciou nesta quinta-feira (28) a sua 6ª edição com mais de mil restaurantes participando simultaneamente no País inteiro. Até o dia 29 de maio, cada estabelecimento participante oferece um prato especial pela metade do preço em um determinado dia da semana e período. Organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), este modelo de festival foi introduzido em Santa Catarina com o Florianópolis Sabor, realizado pela primeira vez em 2002. Hoje, 51 restaurantes de 7 cidades catarinenses participam do festival (veja a lista dos participantes). Na abertura do evento, realizado no dia 26, também foi anunciada a candidatura de Florianópolis ao título de Cidade da Gastronomia concedido pela Organização da Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco), concedido apenas a três cidades no mundo até hoje.

Além de atrair turistas de fora do País pela culinária brasileira, um dos objetivos do Brasil Sabor é valorizar a comida e a cultura de cada estado através dos pratos típicos. Para Fábio Queiroz, presidente do conselho de administração da Abrasel de Santa Catarina, Santa Catarina se destaca por ter variedade na culinária em suas regiões, partindo do litoral e sua comida marcada pelos frutos do mar até a região serrana, que é forte na produção de vinhos. Qualquer restaurante filiado da Abrasel pode participar do evento com o pagamento das taxas de inscrição. “O Brasil Sabor não tem o intuito de selecionar ou definir o padrão dos restaurantes que vão participar, mas fazer com que o maior número de restaurantes participe e desenvolva a criatividade do seu estabelecimento”, explica Queiroz.

Para Murilo Bastos, que administra o restaurante Toca da Garoupa no centro de Florianópolis, participar dos festivais gastronômicos da Abrasel trouxe mais problemas de organização do que retorno financeiro. O Toca não participa do Brasil Sabor há dois anos porque, segundo ele, nas outras edições foi preciso reduzir a qualidade da comida para atender o maior número de clientes no tempo certo. Já Gustavo Grasselli, representante da Vinícola Salton, vê no festival uma boa oportunidade para fazer contatos com outros donos de restaurantes do estado e iniciar parcerias.

Entre as atividades do Brasil Sabor, será montado o palco da Arena Gastronômica no centro do Beiramar Shopping do dia 11 até 26 de maio. Ali os chefs que criaram as receitas do festival apresentarão dicas de culinária e, de acordo com os organizadores, os truques e segredos de cada prato serão revelados ao público. Nas palavras de Queiroz, a Arena é “uma oportunidade de colocar a cozinha do restaurante em contato direto com o cliente”.

Cidade da Gastronomia

“Ousadia” foi a palavra escolhida por Anita Pires, diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da Associação FloripAmanhã, para definir a candidatura de Florianópolis à Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria Gastronomia, no discurso de apresentação do projeto. Esta rede reúne cidades no mundo inteiro que se destacam em diversas práticas culturais, incluindo categorias que vão da literatura ao design. O projeto propõe a participação dos setores público e privado em uma parceria para qualificar para atuar profissionais do setor gastronômico da cidade. “Nós precisamos deixar de ser amadores nessa área que cresce no mundo inteiro e que precisa ser trabalhada de um forma mais profissional”, observou Pires. O projeto foi entregue a Osvaldo Meira Júnior, que representava o prefeito de Florianópolis, Dário Berguer, e será encaminhada à sede da Unesco em Paris.

(Por Tulio Kruse, Cotidiano, 28/04/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *