Tempero extra
14/04/2011
FloripAmanhã expõe ações em reunião da CDL
14/04/2011

Projeto Cidade UNESCO da Gatronomia é apresentado para Câmara de Turismo da FECOMÉRCIO

A diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da FloripAmanhã Anita Pires apresenta o projeto “Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia” na quinta-feira (14/04), 14 h, no Parque Beto Carrero World, no Balneário de Penha, durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio.

Emílio Schramm (vice-presidente de turismo), João Moritz (presidente da câmara empresarial de turismo) e Marcos Azua (diretor executivo da Fecomércio) representam a Fecomércio na reunião, aberta a participação de empresários e imprensa.

“É mais uma grande oportunidade para a associação expôr este projeto de grande relevância para o turismo e a economia não só de Florianópolis, mas da toda região metropolitana”, salienta Pires. A Fecomércio já é parceira da FloripAmanhã no projeto Cidade da Gastronomia. A instituição está preparando uma pesquisa para diagnosticar o perfil da cadeia produtiva da gastronomia em Florianópolis.

Este é o quinto encontro da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, composta por empresários e lideranças do setor para atuar em defesa dos interesses da categoria, com propostas em âmbito econômico, financeiro e social. No encontro serão avaliados os encaminhamentos dados à Pesquisa de Turismo da Fecomércio no Carnaval em Joaçaba, Laguna, São Francisco do Sul e Florianópolis, apresentada no dia 23 de março, quando o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, César Souza Júnior, sinalizou que reuniria o trade turístico e autoridades públicas para avaliar os dados e buscar medidas para o incremento do setor.

Na ocasião será apresentada a pesquisa que a FECOMÉRCIO está realizando, sobre estrutura e metodologia da pesquisa conjuntural do turismo.

“Cidade Unesco da Gastronomia”

O projeto “Cidade Unesco da Gastronomia” é uma iniciativa da Associação FloripAmanhã, que conta ainda com a participação no grupo gestor da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL/SC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC), e Santa Catarina Turismo S/A- SANTUR. Também apoiam o projeto a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, Fundação Catarinense de Cultura – FCC, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Instituto Federal de Santa Catarina –IFSC – Campus Continente, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, Faculdades ASSESC, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/ SC, FECOMÉRCIO – Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Câmara de Turismo), Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis – IGEOF, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/ SC, SAPIENS PARQUE, Sindicado dos Empregados em Bares e Restaurantes e Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau.

Conhecedoras do potencial econômico e cultural que a Gastronomia representa para Florianópolis, este grupo de entidades está trabalhando para integrar a capital catarinense na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO como Cidade da Gastronomia.

Para justificar esta ambição e pleitear o reconhecimento da UNESCO, foi elaborado um Dossiê — com consultoria de Eduardo Barroso, da Ser Criativo — sobre a Gastronomia em Florianópolis e sua região de influência, abordando o patrimônio histórico-cultural da gastronomia; a infra-estrutura e a característica da culinária existente; os principais insumos locais e regionais; os modos de fazer; os saberes e formas de expressão cultural; estudos e projetos; festivais gastronômicos; plano de capacitação; potencial de divulgação e aspectos ligados ao respeito pelo meio ambiente. O dossiê está em fase final de revisão e em breve segue para análise da UNESCO, que pode levar até dois meses para dar seu parecer.

A busca dos dados e a organização das informações contou com o apoio de várias entidades, unidas no Grupo Gestor do Projeto Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia, sob a coordenação da Associação FloripAmanhã.

Os resultados visados são o incremento do turismo qualificado, incentivo à formação especializada, produção de novos artefatos de suporte e agregação de valor à gastronomia local, gerando novas possibilidades de negócios com intercâmbios nos diversos segmentos e contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da cidade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *