Saneamento em 2015 ainda será péssimo
31/01/2011
Jurerê Internacional perde permanentemente o selo de qualidade Bandeira Azul na quinta-feira
31/01/2011

O clima foi de união e parceria em prol da limpeza e conscientização do lixo na embaixada da praia Mole nesta sexta-feira, 28 de janeiro. O dia foi recheado de várias atrações e fez do mutirão de limpeza Petrobrás um sucesso e agitou a galera que compareceu no local.

[nggallery id=14]

Para dar suporte e informações sobre o lixo, teve a apresentação de projetos parceiros como a Nossolixo, FloripAmanhã, Projeto Tamar, Arágua, Grupo de escoteiros Universo e Comcap.

A OSCIP Nossolixo mostrou formas alternativas de como fazer a compostagem e reutilizar o lixo orgânico que é produzido. O processo foi exemplificado com um minhocário, produzido pela Nossolixo, que mostra como dar o tratamento adequado aos resíduos biodegradáveis, de forma simples e prática, complementando a coleta seletiva. O minhocário é distribuido gratuitamente e o indívíduo pode fazer a vermicompostagem em casa. Para adquir o minhocário basta solicitá-lo atravéz do site da OSCIP. “A política da Nossolixo é aplicar a idéia da importância dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar, tendo em vista que se você não produzir tanto rejeito, você estará contribuindo para o planeta”, diz Alceu Medeiros, vice-presidente da OSCIP.

A instituição Floripamanhã abordou temas sobre a conscientização e preservação do planeta, com foco na preservação natural, estabelecendo critérios rigorosos ao crescimento sustentável em busca da qualidade de vida. “Aqui o real papel é conscientizar as pessoas sobre a importância de não jogar lixo na praia, bem como os malefícios que isso causa”, diz Bruno Lapolli, representante do Floripamanhã.

Para mostrar os danos causados pelo lixo jogado no mar, o Projeto Tamar expôs as espécies de tartarugas que são atingidas com tamanho destrato da população. Foi feita a soltura de uma tartaruga verde que foi encontrada há 30 dias presa em uma rede de pesca na praia dos Ingleses. Ela ficou no Projeto Tamar se reabilitando e voltou para seu habitat nesta tarde. “Esta tartaruga tem em torno de cinco a sete anos e ficou totalmente reabilitada neste tempo, ou seja, tem 100% de chance de sobrevivência no mar, se não for presa em outra rede”, diz o biólogo Aurélio Melo falando sobre a influencia que o lixo tem na vida marinha.

Uma prancha foi pintada pela artista APAS, Ana Paula Alves de Souza, em homenagem a soltura da tartaruga. A obra foi nomeada “Salvem as Tartarugas”.

Para levar a mensagem à criançada, a educadora ambiental da Comcap, Paula Tonon, mostrou em forma de peça teatral, “Maré Reciclagem Vai à Praia”, como separar o lixo e não poluir o planeta, usando rejeitos como personagens: o Bad Bituca e o Pit Tampinha.

“Poder juntar o maior número de pessoas que freqüentam a praia para fazer um mutirão como este e conscientizar sobre o lixo é de suma importância, principalemnte mostrar às crianças que são o futuro da humanidade”, comenta Luis Machado, administrador do Centro Desportivo Arágua.

A comunidade voluntária, com ajuda do grupo de escoteiros, fez a coleta de resíduos pela orla da praia. Foram recolhidos o total de 50 quilos de lixo, sendo 15 quilos de lixo reciclado e 35 rejeito. O mais surpreendente foi que deste rejeito, 18 foram micro lixo: bituca de cigarro, embalagem de bolacha, entre outros. “Peguei várias garrafas de vidro. Isso faz mal para o nosso futuro, nosso planeta e temos que cuidar. Se não recolhêssemos esse lixo iria para o mar e os animais iriam morrer”, diz o escoteiro de oito anos, Lucca da Silva.

O lixo coletado foi separado e encaminhado à Comcap que dará o destino aos materiais: o reciclado vai para associação, incluindo as sacolas plásticas e as luvas utilizadas para a coleta, e o rejeito, vai para o aterro.

E para finalizar o dia no astral da praia Mole, rolou um pocket show com o vocalista Dilan Pederneiras e Seu Paturi na percussão, que fizeram um reggae que descontraiu a galera que estava no Arágua no final da tarde.

(Fernanda Pedrotti, Floripa Tem, 29/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *