Eike Batista revela os planos para SC
29/04/2010
Câmara de Meio Ambiente busca experiência internacional
29/04/2010

“Projeto Floripa 2030 – O Planejamento Municipal e Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para Florianópolis” é o tema da palestra que o vice-presidente da Associação FloripAmanhã, Otávio Ferrari, fará na ESAG/Udesc, na próxima segunda-feira (03/05), às 14h20min.
A palestra faz parte da abertura do curso de Elaboração de Projetos de Recursos e Submissão ao SICONV para os funcionários da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Esta capacitação é organizada pelo Escritório de Projetos PMO Esag e será realizada durante as próximas cinco segundas-feiras, entre 14h e 18h.
Histórico do Floripa 2030
O Floripa 2030 é um processo iniciado em 2008 com a participação de 84 entidades públicas e privadas, onde participaram quase 200 profissionais em quatro oficinas, cujo resultado é um documento que propõe estratégias para o crescimento ordenado da região até o ano de 2030.
Está disponível para download na integra a publicação “Floripa 2030 Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável para Florianópolis na região / 2008 – 2ª Edição”.
Em seu segundo ano, o Floripa 2030 estabeleceu parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis para promover a institucionalização do projeto, consolidado na Agenda Floripa 2030, uma compilação das estratégias para um construirmos a partir de hoje um futuro sustentável para Florianópolis.
Com a participação da Fundação CEPA, condutora metodológica do processo, a associação apresentou e debateu o 2030 no Fórum Parlamentar da Grande Florianópolis (Antônio Carlos e Biguaçu), ambos no primeiro semestre de 2009. Em novembro do mesmo ano, foi realizado no auditório da CDL, no Centro, um fórum para explicar o projeto para profissionais da Prefeitura.
Fórum Criatividade e Imagem da Cidade
Dentro do Floripa 2030, a Associação FloripAmanhã criou o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade, cujo primeiro encontro aconteceu em março de 2009. Com reuniões frequentes, o grupo, capitaneado por Anita Pires (voluntária, ex-presidente da associação e atual presidente da FCC) e pelo professor de arquitetura da UFSC César Floriano, teve grandes conquistas, como a inclusão de Florianópolis no programa “Cidades históricas” do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. O recurso deve ser liberado no início de 2010 para revitalizar o centro histórico.
Além desta conquista, o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade realizou, em novembro de 2009, o seminário “Paisagem de Florianópolis: presente e futuro”. A arquiteta paulista Regina Monteiro, autora do projeto “Cidade limpa” da cidade de São Paulo, ministrou palestra para vereadores, alunos de arquitetura e profissionais de diversas entidades.
A palestra de Monteiro motivou o vereador Aurélio Valente, autor da lei semelhante que está tramitando na Câmara de Vereadores, a aperfeiçoá-la.
(Associação FloripAmanhã, 29/04/2010. Republicado por Portal da Ilha, 30/04; Floripa News, 02/05)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *