FloripAmanhã integra mesa no prêmio de desenvolvimento regional
19/03/2010
FCC promove concurso público para preenchimento de vagas
19/03/2010

Adoção da Praça XV integra ações do Fórum de Revitalização do Centro Histórico

A revitalização da Praça XV faz parte das ações do Fórum de Revitalização do Centro Histórico de Florianópolis, coordenado pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) com o grupo articulador composto pela FloripAmanhã, FCC (Fundação Catarinense de Cultura), IPUF e IPHAN – Patrimônio da União. Na quinta-feira, 15/03, foi realizada audiência na sede da Floram, com a participação do Ministério Público Estadual e dos responsáveis pelo Termo de Cooperação para Adoção de Área Pública, assinado no dia 11/03 pela Prefeitura Municipal de Florianópolis/Floram, FloripAmanhã, lojas Koerich e Carioca Calçados.

O objetivo principal é a proteção do patrimônio público. “Não só deste logradouro como os demais pertencentes ao município” revelou o Promotor Público Alexandre Herculano Abreu. Com a assinatura do Termo, a Prefeitura Municipal de Florianópolis fica encarregada da limpeza e troca do petit pave, policiamento, retirada dos cães, manutenção da iluminação e decoração da praça em datas festivas. Em contrapartida, as Lojas Koerich e Carioca Calçados serão responsáveis pela conservação e manutenção, incluindo a mão-de-obra para execução dos serviços, como jardinagem, troca de flores nas estações e demais melhorias no espaço físico.

A presidente da FloripAmanhã, Zena Becker, comentou que olhar pela Praça XV é respeitar a história da Capital. “Precisamos ter compreensão que haverá um futuro melhor para os excluídos e para todos que freqüentam o local”.

O Diretor Superintendente da Floram, Gerson Basso, afirma que a praça é um elemento fundamental para o futuro da cidade e lembrou da importância do apoio aos menos favorecidos que freqüentam o local. “Sem um serviço de apoio aos excluídos que lá passam suas noites ao relento, não teremos um futuro melhor para eles, nós vamos mudar esta história o mais urgente possível”, destaca.

“O Centro passa por um processo de oxigenação com este projeto e assim não teremos mais tarde um esvaziamento econômico”, completa Basso.

Outra grande conquista do Fórum aconteceu no segundo semestre de 2009: a inclusão de Florianópolis no programa PAC Cidades Históricas, do Governo Federal. Com isso, a área central de Florianópolis — entre as regiões da Alfândega e do Terminal Cidade de Florianópolis até a Avenida Hercílio Luz — será beneficiada por recursos do PAC.

Também compõem o Fórum de Revitalização do Centro Histórico: AAPLuz, ACAP, ACIF, ADM. Mercado Público, ASBEA, Associação Teatro Gesto Cena II, Banco do Brasil, CELESC, Cinemateca Catarinense, FAPASC, FLORAM, Fundação CASAN (FUCAS), Fundação Franklin Casces, Gabinete PMF, Gov. do Estado, GRPU SC, IAB-SC, ICOM, IGEOF, Inst. De Pequisas Ecológicas, IPE- Instituto de Pesquisa Ecológica, IPUF/SEPHAN, Lojas Koerich, Mercado Público, MONATRAN, Mostra Cinema Infantil, OCA, Orth Produções, Palavra Comunicação, Patrimônio da União, PMF – IPUF Ger. De Projetos, PMF – Sec. Finanças e Planejamento, PMF – SUSP, Prodoctor, Projeto Aroeira, RIC RECORD, SANTUR, SEBRAE, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria. do Estado de Administração, SENAC Social, SETUR, Sindicato dos Arquitetos, SME/PMF, SOL – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SUSP, TAC, Teatro Jabuti/Gesto, UDESC, UFSC.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. rafael disse:

    Quem dera se São josé, Biguaçu, tivesse praças e areas de esporte como Florianopolis. O poder publico e prefeitura de Florianopolis estão de parabéns pela iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *