Paisagem livre de construções
28/10/2009
Bandeira Azul
28/10/2009

E o mar segue vazio

Governador Luiz Henrique anunciou a implantação do transporte marítimo no Estado, mas não há data definida para o lançamento do edital por falta de verbas

O transporte marítimo de Florianópolis está encalhado na gaveta da Secretaria de Infraestrutura do Estado. Por falta de investimentos estaduais e pela inexistência de projetos municipais, a orla, que antigamente servia de caminho para mercadorias e passageiros, hoje é utilizada apenas por garagens náuticas e iates-clubes.

Com exceção das embarcações que realizam o serviço de transporte público entre a Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa, na região Leste da Capital, a demanda náutica está a ver navios. O único projeto que prevê movimentar as águas da cidade está parado desde o final de 2007, quando uma consultoria paulistana contratada pelo governo finalizou uma assessoria técnica para implantação de quatro linhas de transporte hidroviários de passageiros.

– Não temos recursos para lançar o edital de execução de projetos – explicou o gerente de infraestrutura aquaviária da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Silvio dos Santos.

Na semana passada, logo após o retorno de uma missão comercial à Rússia e Inglaterra, o governador Luiz Henrique trouxe uma novidade e anunciou a implantação do sistema de transporte marítimo no Estado, com aerobarcos conhecidos como hovercraft.

As duas embarcações previstas devem fazer o roteiro entre São Francisco e Joinville, na região Norte, e a ligação da área continental da Grande Florianópolis com a Ilha de Santa Catarina. Segundo o governador, elas são rápidas, seguras, confortáveis e têm capacidade para 80 passageiros.

Ainda não é possível afirmar quem vai comprar as embarcações, se o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) ou se haverá concessão do Estado para exploração dos serviços por uma empresa privada. A decisão deve sair até o fim de dezembro.

Projeto precisa de três anos para ficar pronto

O edital para a execução dos projetos ainda não tem data para ser lançado. Mas, de acordo com Santos, caso isso aconteça este ano, serão necessários mais três anos para a conclusão das obras e uso das embarcações.

– Estas não são obras usuais. É preciso investir em estudos de vento, maré, correntes e ondas. Temos também dificuldades técnicas e ambientais. O trabalho não é difícil, mas não flui como se quer. Poderíamos estar um pouco mais adiantado – admitiu.

O secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis, João Batista Nunes, destaca um antigo projeto da prefeitura que foi extinto por falta de autorização da Marinha. Hoje, o trapiche construído atrás do Centro de Convenções Centro Sul, está abandonado.

– O transporte só será eficiente se for integrado a outros, como o teleférico e o metrô de superfície. Eu defendo a tese do transporte coletivo – disse.

Santos também não acredita que o transporte marítimo vai resolver todos os problemas do complicado trânsito da Capital. Para ele, a solução via mar é só uma parte.

O secretário de Transporte ainda destaca o recém-aprovado plano de gerenciamento costeiro que vai propiciar possibilidades técnicas e financeiras e impulsionar o transporte marítimo na cidade.

– Agora teremos a noção exata se a nossa orla realmente permite o transporte marítimo. Um projeto sério precisa de investimentos públicos e privados para atender as necessidades.

(DC, 28/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *