Parque de diversão é interditado por falta de segurança em Florianópolis
09/06/2009
Limpeza da cidade
10/06/2009

Projeto Futurus marca visita do Ministro de C&T ao Sapiens

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, juntamente com uma comitiva de autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipais da Grande Fpolis, visita o Sapiens Parque nesta terça-feira, dia 09, para o lançamento do Projeto piloto “Futurus”, uma gincana interativa de inclusão digital e profissional que envolverá cerca de 10 mil alunos. Na ocasião, o Ministro também conhecerá in loco o conceito de inovação e o Masterplan do Parque.
Ajudar jovens e adultos na difícil tarefa de escolher uma profissão e se preparar para o mercado de trabalho. Este é o principal objetivo do Projeto Futurus – Inclusão Digital para Inclusão Social, que será lançado no dia 09 de junho, às 15h, no Sapiens Parque em Florianópolis, com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, dos Reitores da UFSC, Álvaro Toubes Prata e da UDESC, Sebastião Iberes Lopes Melo, dos Prefeitos de cinco Municípios da Grande Florianópolis, do Presidente do Sapiens Parque, Saulo Vieira, do Presidente da FAPESC, Antônio Diomário de Queiroz, do Superintendente da Fundação CERTI, Carlos Alberto Schneider, além de vários outros parceiros.

O Projeto Futurus é uma ação pública de inclusão digital, profissional e social, que faz uso das mais avançadas tecnologias da informação e comunicação, na formação e operação de uma grande Rede de Inclusão, como força motriz de desenvolvimento. O projeto congrega prefeituras, secretarias de educação, escolas públicas, instituições de ensino, empresas privadas e organizações da sociedade civil, cada uma contribuindo à sua maneira dentro do segmento em que atua.

Iniciativa inédita no Brasil, o Projeto Futurus é financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) via Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECTIS) e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Instituto Sapientia (IS) e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O projeto é operacionalizado através da Fundação de Estudos e pesquisas Sócio-Econômicas (FEPESE) e ainda conta com especial apoio do Sapiens Parque e de várias entidades do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis.

Lançamento da Operação Piloto do Projeto FUTURUS
Está sendo oficialmente lançada a operação piloto do Projeto Futurus, que deverá envolver diretamente até 10 mil alunos, de aproximadamente cinqüenta escolas públicas de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Tijucas.

O Projeto Futurus é dividido em duas ações coordenadas, o Desafio Futurus e o Portal IUM, elaborados para permitir aos participantes uma compreensão mais aprofundada sobre habilidades pessoais, formação, características das carreiras e oportunidades de trabalho.

Desafio Futurus – Educação e Entretenimento
O Desafio Futurus é uma gincana interativa, voltada para alunos de 7ª e 8ª séries e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), preferencialmente, de escolas públicas de uma região. O Desafio tem início no Sapiens Circus, um ambiente multimídia com telões, projetores e mesas digitais interativas para jogos em equipe e atividades de inclusão digital, onde os participantes conduzem avatares por um mundo virtual que os ajudam a escolher as profissões.

O Desafio Futurus continua na internet. Munidos de login e senha, os participantes acessam o Ambiente Virtual Sapiens, onde começa um desafio de auto-conhecimento, com questionários de personalidade e jogos sobre profissão, carreira e formação, além de jogos cognitivos que avaliam habilidades de visão espacial, matemática, atenção e memória. Os resultados são cruzados em um banco de dados. Cada participante recebe um texto com sua avaliação pessoal e ainda concorre a vários prêmios, como bolsas de estudo em cursos de formação livre.

Portal IUM – Guia da vida profissional
O Portal IUM funciona como um guia virtual da vida profissional, onde o usuário pode conhecer as profissões mais promissoras da região, entender o que são habilidades e elaborar seu currículo digital, utilizando uma ferramenta criativa e inovadora, capaz de armazenar documentos, fotos e certificados e ainda criar um blog profissional. Essas ferramentas procuram ajudar jovens e adultos a conquistar uma oportunidade e se inserir no mercado de trabalho, de forma inovadora, acompanhando as evoluções da tecnologia e as mudanças de relacionamento geradas pela internet.

O Portal IUM oferece também dados sobre o perfil dos profissionais que o mercado de trabalho está precisando. Essas informações são alimentadas pela Rede de Inclusão Futurus, formada por uma série de instituições parceiras, que representam diferentes setores da economia, dentre elas as Secretarias Municipais de Educação de Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, São José e Tijucas, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (AMCRED-SC), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (ABRASEL-SC), a Associação Horizontes, Escola Técnica Geração, Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (ABAV-SC), Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro-SC), Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN) e o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC).

(Sapiens Parque, 09/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *