Preço da tarifa de ônibus deve subir 9,81%
15/01/2009
Grupo técnico de prevenção de catástrofes naturais se reúne na Capital
15/01/2009

Tem de tudo na areia da praia

Ambulantes vendem de chapéus de palha a palitos de queijo

Chapéus, cangas, vestidos, óculos, toalhas de banho e mesa, refrigerante, água, bebidas alcoólicas, milho verde, sanduíche e queijo coalho. A lista de produtos disponíveis na areia da praia é grande. Em Florianópolis, as do Norte da Ilha são as que recebem mais turistas e também vendedores ambulantes, regularizados ou não.

Para comercializar qualquer produto nas praias da Capital, os vendedores precisam de um alvará emitido pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp).

Além dos vendedores não autorizados, alguns produtos também não têm permissão para serem comercializados na praia. É o caso de óculos de sol e queijo coalho, entre outros.

Orlando Domingos dos Santos, vendedor de palitos de queijo derretido, carrega por todo o dia o recipiente com brasa e a caixa plástica cheia de queijo pela Praia de Ingleses. É o segundo verão que o ambulante passa em Florianópolis. Ele vende em média 100 palitos por dia.

Secretário diz que fiscais fazem rondas todos os dias

As vendedoras de sanduíche Janaína Aparecida e Alexandra Ferreira começaram a peregrinação pela praia há uma semana e acham que a concorrência é grande, o que impede as boas vendas.

As opções oferecidas aos banhistas são pão com frango, presunto e queijo ou peito de peru, todos conservados em caixas de isopor.

Sem restrições quanto ao produto que vende, chapéus de palha, o ambulante Jorge Wilson não teve tempo de se cadastrar na Susp e decidiu ir para a praia mesmo assim.

– Cheguei a Florianópolis há pouco tempo e já tinha acabado o período de cadastro. Por isso não fiz – explicou.

O secretário José Carlos Rauen, da Susp, diz que fiscais vão todos os dias à praia verificar os ambulantes.

* Colaborou Santelmo Marin

Fique por dentro
LICENÇA
Todos os ambulantes que trabalham nas praias da Capital devem ser licenciados pela Susp. Caso não façam parte dos 650 que receberam o alvará nesta temporada, terão suas mercadorias apreendidas. Só em dezembro de 2008, 50 ambulantes clandestinos foram abordados pelos 14 fiscais da Susp.
Quem for flagrado vendendo produtos ilegais terá que pagar uma multa que varia de um a 10 salários mínimos para retirá-los (somente se puder comprovar a origem)
EMBALAGEM
O comércio de alimentos e bebidas não-industrializados, como churros, queijinho, sanduíche natural e suco natural estão proibidos nas praias da Capital. A medida não inclui a água de coco na fruta e o milho verde cozido diante do comprador
DENÚNCIAS
Susp – Rua Felipe Schmidt, 881, Centro, Florianópolis. Atendimento das 13h às 18h. Telefone (48) 3251-4900
Vigilância Sanitária – Rua Alameda Adolfo Konder, 980, Centro, Florianópolis. Atendimento das 13h às 19h. Telefone (48) 3212-3900

(Tatyana Azevedo, DC, 15/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *