Tem de tudo na areia da praia
15/01/2009
No pedal
15/01/2009

Grupo técnico de prevenção de catástrofes naturais se reúne na Capital

O Grupo Técnico Científico (GTC) instituído pelo governo do Estado para trabalhar na avaliação de catástrofes naturais fará uma reunião às 9h desta quinta-feira, dia 15, nas dependências da Epagri/Ciram, no bairro Itacorubi, para discutir soluções e projetos de prevenção de novos sinistros em Santa Catarina. Lançado em dezembro, em Blumenau, o grupo envolve universidades, secretarias de Estado, instituições e empresas públicas.

O GTC é um subgrupo do Grupo de Reação criado pelo decreto nº 1.940, assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, e concentra suas ações em pesquisas nas áreas de geotécnica e solos, meteorologia e clima, hidrologia, geoprocessamento, urbanismo, monitoramento e educação ambiental, gestão florestal e tecnologia da informação, procurando estudar e diminuir o impacto de enchentes, inundações, deslizamentos, enxurradas, ciclones, tornados, furacões, ressacas, mudanças climáticas, secas e estiagens.

A coordenação geral do GTC é do professor Antônio Diomário de Queiroz, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc), cabendo a coordenação técnica a Zenório Piana, também da Fapesc, e a Hugo José Braga, da Epagri/Ciram. Pela UFSC, participam os professores Edson Ramos Tomazzoli e Luiz Fernando Scheibe. Também compõem o grupo representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social do governo do Estado e de universidades como a Udesc, a Unisul e a Univille.

Criado após as enchentes de novembro no Vale e Foz do Rio Itajaí, o subgrupo também está tratando de questões envolvendo as cheias no Sul do Estado, em dezembro, que interromperam o tráfego na BR-101 e trouxeram grandes prejuízos para a economia da região. “Nosso trabalho se enquadra numa ação preventiva de avaliação de causas e efeitos, utilizando a inteligência universitária para melhorar a capacidade de antever fenômenos naturais e até mudanças climáticas importantes para o país”, diz o coordenador do GTC, Diomário Queiroz.

Mais informações com o professor Antônio Diomário de Queiroz no fone 9963-2200.

(Paulo Clóvis Schmitz, Agecom, 14/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *