Floripa 2030 prepara cenário sustentável para definir projetos
07/08/2008
Últimos preparativos para “Fazer a diferença”
07/08/2008

FloripAmanhã participa da criação de Corredor Cultural

A FloripAmanhã participou (em 04/08) da assinatura do convênio para criação do Corredor Cultural de Florianópolis. O projeto funcionará em três eixos: Praça XV, Largo da Alfândega e Parque da Luz. Neste trecho funcionarão feiras livres e um circuito cultural com atividades lúdicas artístico-culturais. A FloripAmanhã faz parte do conselho, através de sua consultora, Janicel Guitel. O Conselho possui no total 20 integrantes, dos quais 10 são de entidades de classe e ONGs e outros 10 representam os governos municipal e estadual. Leia mais.

A FloripAmanhã participou da assinatura do convênio para criação do Corredor Cultural de Florianópolis, que aconteceu na segunda-feira (04/08) no auditório da Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG), no bairro Itacorubi.

Janice Guitel, consultora da FloripAmanhã, faz parte do conselho, que conta com 20 integrantes. Deste total, 10 são de entidades de classe e ONGs. Os outros 10 representam os governos municipal e estadual.

O projeto funcionará em três eixos: Praça XV, Largo da Alfândega e Parque da luz. Neste trecho funcionarão feiras livres e um circuito cultural com atividades lúdicas artístico-culturais.

O Conselho Gestor Consultivo será o responsável pela articulação das feiras e as intervenções nos espaços públicos da área de abrangência do projeto. “Esta ação é crucial para resgatar a cultura e o valor da região central, que foi palco de boa parte de nossa história”, salienta Guitel.

Conforme a representante da ESAG e idealizadora do projeto, professora Clerilei Bier, as barracas serão padronizadas e os artesãos terão que trabalhar com objetos relacionados à cultura local. Clerilei ressaltou que manifestações culturais, exposição de fotos e vendas de artesanatos funcionarão ao mesmo tempo no corredor cultural. “Nossa intenção é implantar o programa aos sábados, das 9h às 15h”.

Esta corrente de atividade artística, cultural e a própria venda de artesanato vai atrair a população para um olhar mais atento ao patrimônio histórico de Florianópolis, desde a Catedral, Praça XV, passando pelo Museu Cruz e Souza, Praça Fernando Machado, Largo da Alfândega, Mercado Público até o Parque da Luz.

Na opinião da representante da ESAG, o Corredor Cultural de Florianópolis visa fomentar o turismo cultural e a geração de renda direta e indireta para uma parcela da população que explora o artesanato, gastronomia e atividades lúdico-culturais. “Essas são áreas de grande potencial na região e pouco exploradas como forma de desenvolvimento social”, conclui Bier.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *