Polícia vai investigar a fraude nas multas
18/01/2007
Lei do Saneamento está em vigor
18/01/2007

Prefeitura faz cadastro dos andarilhos

Uma operação conjunta entre a Secretaria de Defesa do Cidadão e outros órgãos da Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP), iniciou segunda-feira o recolhimento de 87 sem-teto, cadastrados por profissionais de abordagem de rua. Os alvos iniciais foram os andarilhos que costumam freqüentar as praças 15 de Novembro, Pereira Oliveira e Getúlio Vargas, entre outros pontos da região central.

No primeiro dia da operação foram recolhidas 34 pessoas, conduzidas à Casa de Passagem da Prefeitura da Capital, localizada na rua Presidente João Goulart, no Jardim Atlântico. No local existem beliches para cerca de 30 pessoas, refeitório e área de lazer, onde os sem-teto passam por uma triagem e são identificados por um dactiloscopista do Instituto Geral de Perícias (IGP).
“Verificamos que as impressões digitais de um desses moradores de rua não coincidia com a que estava no documento de identidade”, explica o secretário de Defesa do Cidadão, Ildo Rosa. “É importante fazer essa identificação. Além de ser confirmada a identidade destas pessoas, elas próprias se encarregam de espalhar que isso está sendo feito em Florianópolis, o que pode diminuir a procura pela cidade”, acrescenta Rosa.

O recolhimento dos sem-teto das ruas da capital está sendo feito por uma equipe muldisciplinar, formada por médicos, enfermeiros e outros profissionais. “Esse cuidado é necessário, pois muitas dessas pessoas são portadoras de doenças contagiosas, como a aids e tuberculose. Nesses casos, precisam de assistência de saúde”, destaca.

Praias

Além da região central de Florianópolis, os sem-teto se concentram na praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, além dos balneários de Ingleses e Canasvieiras, no Norte da Ilha.
Rosa explica que a Casa de Passagem serve para a realização da triagem. “Em seguida, as pessoas são encaminhadas para assistência social”, salienta Rosa. Quem desejar retornar às suas cidades, vai receber passagens da Prefeitura. Também estão sendo feitos esforços para que os sem-teto se reconciliem com seus familiares.

Na casa, são orientados a tomar banho e trocar de roupas, recebendo alimentação em seguida. O trabalho da equipe multidiscplinar continuou ontem em Canasvieiras, prosseguindo hoje em Ingleses. Outras regiões de Florianópolis também vão ser visitadas.
(A Notícia, 18/01/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *