Balneabilidade: 65,4% dos pontos analisados pelo IMA estão próprios para banho no estado
07/02/2022
Terrenos da União
07/02/2022

Radares fixos de Florianópolis voltam após sete anos; veja os locais

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 04/02/2022)

Florianópolis terá novamente radares fixos após sete anos sem esse tipo de fiscalização. A prefeitura lançou um edital para aquisição dos equipamentos no último dia 26 de janeiro. A ideia é que o sistema esteja operando até o final do primeiro semestre de 2022.

Inicialmente, os fotosensores serão utilizados para flagrar avanço de sinal, parada na faixa de pedestres e carros particulares em corredores exclusivos de ônibus. A medida tem o propósito de trazer mais segurança no trânsito, proteger pedestres e ciclistas e beneficiar o transporte coletivo.

Segundo Ivan Couto, secretário adjunto de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, a prefeitura irá ampliar o número de vias exclusivas para ônibus. Ele explica, também, que um estudo técnico será feito, atendendo a norma de trânsito, para a utilização dos radares para flagrar excesso de velocidade. Somente após esse estudo é que haverá notificação para quem andar acima da velocidade permitida.

“Haverá uma sinalização ostensiva. Nossa intenção não é arrecadar, é proteger as pessoas e tornar o trânsito mais seguro”, disse.

Entrevista com Ivan Couto, secretário adjunto de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis:

Locais com radares em Florianópolis

  • Avenida Beira-Mar Norte
  • Avenida Mauro Ramos
  • Rua General Eurico Gaspar Dutra
  • Rua Lauro Linhares 

A lista definitiva ainda não foi divulgada. No dia 9 de fevereiro serão apresentadas as propostas das empresas que concorrem no edital.

Um dos locais onde se pretende fiscalizar são os recuos nos bolsões de estacionamento da Avenida Beira-Mar Norte, onde estão localizados os pontos de ônibus . Há o entendimento da prefeitura de que o local é utilizado em alta velocidade por quem quer escapar dos semáforos e das filas, comprometendo a segurança de pedestres e ciclistas e atrapalhando os ônibus.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *