Jovens tiram dúvidas sobre o novo Código Ambiental catarinense
25/09/2009
A cidade em ponto morto
25/09/2009

Museu do Lixo comemora aniversário

Amanhã, (25/09), a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) marca os seis anos do Museu do Lixo em Florianópolis com a apresentação, às 14h, de trabalhos de educação ambiental desenvolvidos pelas escolas Maria Nunes Conceição, João Gonçalves Pinheiro e Hilda Teodoro Vieira. As ações foram desenvolvidas a partir de visitas ao circuito do lixo no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS), no Itacorubi. O evento acontece na Rodovia Admar Gonzaga, km zero, em frente ao Cemitério do Itacorubi.
Histórico
O Museu do Lixo, instalado pela Comcap em 25 de setembro de 2003, tornou-se referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina, pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos quatro érres (4Rs) – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Nasceu de um sonho de mais de 10 anos de um grupo de empregados da Comcap que pretendiam resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade.
As primeiras peças separadas foram colocadas no antigo galpão de triagem da coleta seletiva da Comcap. Hoje, as instalações estão organizadas em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reciclados. Inclusive as tintas usadas nas pinturas e a mandala do piso foram feitas com materiais reaproveitados.
Saiba mais
– O Museu faz parte da visita guiada ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis
– Recebe mais de 5 mil visitantes ao ano, mediante agendamento prévio
– Possui área de 200 metros quadrados
– Milhares de itens em processo de catalogação
– Coleções em destaque: ferros de passar roupa, latas de refrigerante e de cerveja, máquinas fotográficas e de costura, aparelhos de telefone e computadores
– Instalação feita em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reutilizados
– Criação de personagem – Neiciclagem, o embaixador do meio ambiente – para monitoria ambiental e oficinas de reciclagem.
(PMF, 25/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Luiz Falcão disse:

    Parabéns a Comcap pela iniciativa de pesquisa, conscientização sobre como lidar com o lixo e pela importante ação desenvolvida pela educação ambientaljunto as crianças e a população de Florianópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *