Regras para uso de máscaras em aeroportos ficam mais rígidas a partir desta quinta
26/03/2021
Publicações abordam a preservação da cultura catarinense
26/03/2021

Florianópolis: A dádiva de aqui viver

Na imagem uma mulher de pele branca com cabelos pretos

Artigo de Lélia Pereira Nunes
Membro da ACL (Academia Catarinense de Letras)

Florianópolis fez aniversário neste dia 23 de março outonal, terça-feira, de um sol acanhado que espiava por trás de nuvens enxovalhadas. Tal qual um grande mata-borrão as nuvens secavam as lágrimas que, teimavam lavar a face, de tristeza e saudade dos amigos que partiram deixando-nos órfãos da sua amizade e de seu saber.

Porém, aquele sol tímido rompeu as nuvens e brilhou absoluto no céu já vestido de azul. O amarelo fulgente do astro rei dourou a terra morena fecunda do amor incondicional de sua gente. Pensei cá comigo: é o sol da esperança. Bendito seja!

Celebramos um aniversário sem festa, sem bolo, sem fogos de artifício. Este é o aniversário da esperança de dias melhores ante o feio retrato que a pandemia desenha há um ano. Temos muita história para contar e muito mais para realizar. São 348 anos, de pura magia cósmica, a envolver moradores e visitantes num jogo de eterna sedução.

Cidade muito amada pelos que aqui vivem ou pelos que chegam e não querem mais sair, enlaçados por seus samburás. Povo hospitaleiro, com seu linguajar cantado, ligeiro e sutil ironia, uma ginga toda sua de ser e estar, de viver e partilhar sabedoria guardada nas entranhas do mar, na intimidade de casas solarengas no antigo centro da Velha Desterro e salvaguardada na memória coletiva.

Florianópolis uma das quinze metrópoles do Brasil, tem muito a oferecer e oferece… A começar pela reconhecida excelência da qualidade de vida de sua população, estimada em 508.000 pessoas.

Basta dar espiada nos seus dados de IDH que analisa a longevidade, a renda, a educação, a saúde, entre outros, cujo índice é de 0,847; no índice IDGM/2021 e os fatores desafiantes da gestão municipal. De acordo com o ranking da Endeavor e ENAP, dos 100 maiores municípios brasileiros, Florianópolis ocupa o 2° lugar entre as melhores cidades para empreender.

No ICE/2020, a capital dos catarinenses lidera em Inovação e Capital Humano e no IQM foi considerada a melhor cidade no setor de serviços, com mais de 4.000 empreendimentos instalados, representando 14% do PIB da capital, destacando-se como polo de inovação e tecnologia. Viver aqui e pensar no futuro da cidade e no nosso é a maior dádiva que recebemos a cada raiar de um novo dia.

Afinal, diz a bela mensagem de aniversário da PMF: “enquanto houver sol, lua, chuva, vento, mar, lagoa, ainda haverá magia, ainda haverá Floripa”. Parabéns, Florianópolis!

(ND, 25/03/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *