Inflação em Florianópolis: alimentos, transportes e educação puxam alta
04/02/2021
Após 20 anos, principal via do Morro do Horácio recebe Asfaltaço
04/02/2021

Capivaras se espalham por Florianópolis e dão as caras no parque de Coqueiros

Capivaras no parque de Coqueiros, em Florianópolis(Foto: Jeferson Baldo / Arquivo pessoal)

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 03/02/2021)

Não é incomum encontrar capivaras em certos pontos de Florianópolis. Mas em alguns locais da cidade a presença chama a atenção pela frequência. Na noite desta terça-feira (2), o fotógrafo Jeferson Baldo registrou a presença de dois animais da espécie na beira da baía Sul junto ao Parque de Coqueiros, na região Continental. O fato chamou a atenção de Baldo, que é frequentador assíduo do espaço.

Foi a primeira vez que ele viu a movimentação das capivaras no local. Há registros de movimentação na região da praia do Bom Abrigo, que fica a poucos quilômetros dali. A coluna procurou biólogos para entender a presença da espécie na região do parque de Coqueiros. Dois especialistas ouvidos afirmam que não tinham informação sobre isso.

O biólogo Emerilson Emerim diz que há vários relatos de capivaras circulando em áreas urbanas como parques e perto de rios e do mar. Eles são animais adaptados a esses espaços. Na região do aeroporto de Florianópolis e na Tapera, por exemplo, há vários relatos. A espécie, segundo ele, se reproduz com rapidez. No parque de Coqueiros, Emersilon lembra que as condições do espaço como a água e alimentação são propícios para a circulação das capivaras.

O fiscal da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e doutor em Zoologia, Fábio Wiggers, desconhecia a presença dos animais no parque. Como é uma espécie silvestre e que transita pelas áreas verdes, tanto da Ilha quanto do Continente, Wiggers diz que não é nada fora do normal elas aparecerem.

Ele lembra que a caça a esses animas diminuiu muito nos últimos anos, então há uma população de animal silvestre que tem crescido nas áreas verdes e de preservação, repopulando essas áreas e transitando na cidade. A Floram recebeu um vídeo feito nesta terça-feira (2) no Ribeirão da Ilha em que três capivaras caminhando sobre o gramado na beira do mar e próximo ao trânsito de veículos.

Alerta
A Polícia Militar Ambiental orienta não se aproximar de capivaras ao encontra-las, pois o animal assustado pode morder o ser humano. O mamífero, que é considerado o maior roedor do mundo, pode chegar a 90 quilos e 60 cm de altura. Normalmente elas são encontradas na beira de rios.

Ao encontrar o animal debilitado ou impedido de retornar ao seu habitat natural é necessário acionar a PM através do telefone 190.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *