Moradores da Daniela pedem solução para convivência segura com jacarés que habitam a região
16/12/2020
A participação catarinense no projeto pioneiro de ônibus 100% elétrico no país
16/12/2020

Fortalezas.org ultrapassa a marca de 2.400 fortificações cadastradas pelo mundo

Banco de Dados Internacional sobre Fortificações (fortalezas.org) chegou neste mês (dezembro de 2020) ao número de 2.424 edificações cadastradas pelo mundo, disponibilizando em um só lugar várias informações sobre patrimônio histórico fortificado mundial para acesso público e gratuito. Nos últimos 12 meses, foram inseridas na plataforma 5.624 imagens de fortificações de diferentes países, totalizando quase 9.000 imagens publicadas. O Banco de Dados Internacional sobre Fortificações é uma ferramenta colaborativa criada em 2001 e mantida pela Coordenadoria das Fortalezas de Ilha de Santa Catarina (CFISC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Grande parte do novo conteúdo do Banco de Dados, que envolve documentos, fotos, vídeos, biografias, artigos, livros, notícias, linhas do tempo, entre outros, foi cadastrado nos últimos 12 meses pela própria equipe da CFISC, com o auxílio de estagiários, principalmente alunos dos cursos de História e Arquitetura da UFSC. A consulta ao conteúdo do Banco de Dados é inteiramente livre, no endereço fortalezas.org. Mas você também pode contribuir para a ampliação dessa base de dados compartilhada, bastando dispor de um e-mail e uma senha. Saiba como colaborar consultando o manual de ajuda disponível em PDF neste link.

Nos últimos 12 meses (números atualizados em dezembro de 2020), foram inseridas, no Banco de Dados, informações sobre:

  • 1.023 fortificações (novas ou atualizadas), de um total de 2.424 cadastros existentes na base de dados;
  • 473 novas bibliografias temáticas (quase todas com conteúdo integral em PDF), de um total de 3.505 cadastros existentes na base de dados;
  • 53 novos relatos biográficos, de um total de 979 personagens históricos cadastrados;
  • 51 novos links para websites temáticos sobre fortificações, de um total de 1.157 websites cadastrados;
  • 5.624 novas imagens de fortificações, de um total de 8.976 imagens disponíveis na base de dados;
  • 193 novos vídeos temáticos sobre fortificações, de um total de 274 vídeos disponíveis na base de dados.

(UFSC, 15/12/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *