Santa Catarina lança programa pela agricultura consciente
16/12/2019
O motivo de Florianópolis ainda não ter wi-fi gratuito em 160 pontos
16/12/2019

UFSC faz acordo para desenvolver tecnologias ao cultivo de camarão

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 15/12/2019)

A maioria do camarão consumido em Santa Catarina vem do Nordeste porque a produção de cativeiro, que teve ponto alto em 2002, foi suspensa em 2004 devido ao Vírus da Mancha Branca. Com o objetivo de reintroduzir a produção de cultivo no Estado, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmou um acordo de cooperação com a EcoMarine Biotech, que em 2009 foi empresa nascente no Laboratório de Camarões Marinhos (LCM) da instituição.

O acordo prevê o desenvolvimento de novas tecnologias de produção para camarões marinhos, peixes e plantas halófitas, informa Bruno Scopel, um dos sócios da empresa e engenheiro de aquicultura.

Segundo ele, a produção de cultivo do camarão começa a ser retomada no Estado. A parceria visa também resolver o problema da Mancha Branca com tecnologias mais eficientes e ambientalmente amigáveis. Além de SC, Scopel atuou no setor de cultivo de camarões no Nordeste e conheceu sistemas em outros países.

O convênio com a UFSC foi assinado pelo reitor Ubaldo Balthazar; pela chefe do Departamento de Aquicultura (CCA/UFSC), a professora Dra. Katt Lapa e pelo coordenador da Fazenda Experimental Yakult/UFSC, o professor Dr. Edmar Andreatta.

Na foto, Scopel (E), Andreatta, Katt Lapa e o empresário Alexandre Lemos, também sócio da EcoMarine Biotech. Além de Scopel e Lemos, a empresa tem mais dois sócios.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *