Coqueiros: Comida boa, música e cultura no festival gastronômico
18/10/2019
Prefeitura de Florianópolis promove ações para a Semana Lixo Zero
18/10/2019

foto/divulgação: Divulgação

De sexta a domingo, (18, 19 e 20/10), a cidade de Florianópolis, reconhecida em todo país como a Ilha do Silício, vai sediar o Hackathon NASA Space Apps Challenge. Pela primeira vez na Capital, a “maratona” de tecnologia vai envolver Desenvolvedores, Designers, Arquitetos, Engenheiros, Programadores, tecnólogos e outros profissionais na criação e desenvolvimento de soluções relacionadas à sustentabilidade: Oceanos da Terra, Nossa Lua, Planetas próximos e distantes, Para as estrelas, e Nosso Mundo. O encontro acontecerá no Senai/SC, Avenida Luiz Boiteux Piazza, 574, na Cachoeira do Bom Jesus.

Os profissionais serão divididos em equipes poderão utilizar dados abertos e gratuitos da agência espacial americana para resolver os desafios propostos. A organização do evento incentiva a participar deste evento, gestores de grandes indústrias que buscam por ambientes colaborativos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, inovação e aderência com mercado local, assim como jornalistas, influenciadores, comunicadores e representantes de marcas do ecossistema de inovação e especialmente engenheiros, arquitetos, designer, desenvolvedores, especialistas em eletrônica, matemática, computação, informática, transformação digital e indústria de transformação. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no spaceapps.floripa.br.

A maratona de tecnologia é uma prévia da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que acontecerá de 21 a 27 de outubro de 2019 em todo país. “Nosso objetivo é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica. Nesta edição, o tema escolhido é a Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável,” explica a Diretora de Negócios Inovadores da Prefeitura de Florianópolis, Thaís Nahas.

Em 2018, o Hackaton da NASA passou por 75 países e realizou mais de 200 eventos que contaram com cerca de 18 mil participantes. A maratona tecnológica da Nasa atingiu o número máximo de participantes e portanto, às inscrições já foram encerradas. Ale´m da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência de Tecnologia, apoiam o evento: Tao Startups, Fabros, Uni Empreendedor, Acate, Illumna, Milestones. São patrocinadores: Samaia, 3 Corações, Água Mineral Santa Rita, Digital Door, Innovati, Shawee.io e o Consulado Americano, que estará no dia do evento expondo informações sobre intercâmbio e como estudar nos EUA.

Conheça os desafios do Hackaton da NASA

Oceanos da Terra – Nesse desafio, os participantes vão utilizar os dados da NASA para entender e proteger melhor os oceanos da Terra.

Nossa Lua – Exigirá pensamento criativo sobre a Lua e interprete os dados e conceitos da NASA para encontrar soluções.

Planetas próximos e distantes – Nessa categoria, o participantes usarão os dados da NASA para explorar os sistemas de outros planetas, próximos e distantes.

Para as estrelas – Os desafios desta categoria convidarão o participante a pensar muito e a ser criativo sobre ciência e exploração espacial, seja seu ponto de vista científico, tecnológico, artístico – ou todos os três.

Nosso Mundo – Também utilizando dados da NASA, o participante deverá criar uma história, um jogo, um vídeo, qualquer produto de seu projeto que capture, mostre, como é viver na Terra.

(PMF, 17/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *