Seminário na 20ª Fenaostra discute produção e colheita de animais marinhos
10/09/2019
Pode ou não pode fazer evento no parque de Coqueiros?
10/09/2019

Excesso de carros nas cidades de Santa Catarina é um absurdo

Da Coluna de Cacau Menezes (NSC, 10/09/2019)

O drama de muitas cidades catarinenses é o excesso de veículos que circulam em suas precárias estruturas viárias. Basta dizer que Tubarão, com 110 mil habitantes, tem 95 mil carros. Absurdo!

A dificuldade é compreender por que a grande – ou totalidade – dos prefeitos brasileiros não quer saber de equacionar o grave problema de transporte urbano e nem construir ciclovias e passeios. Na Europa e Ásia, principalmente, os veículos são usados somente para passeios longos e, mesmo assim, há trens e aviões com passagens a preços compensatórios.

Em Floripa, Tubarão, Blumenau, Chapecó e Itajaí, por exemplo, há, em média, dois carros por família e ambos são usados diariamente para levar crianças na escola, ir à esquina comprar pão, deslocar-se para o trabalho, etc, etc. O entupimento das ruas e rodovias tende a piorar bem mais, a menos que as prefeituras comecem a sentir a necessidade de humanizar as suas cidades.

E nesse aspecto, justiça seja feita, Gean Loureiro vem sendo o prefeito que mais tem se preocupado com pedestres e bikes, reduzindo os espaços dos carros, especialmente no Centro da cidade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *