História de ferro: por dentro da obra de restauração da ponte Hercílio Luz
02/10/2017
Personagens e personalidade urbana em Florianópolis
02/10/2017

Brasil terá 10 Bandeiras Azuis na temporada Bandeira Azul 2017/2018

Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul avaliou os candidatos a receber a Bandeira Azul nos países do Hemisfério Sul. Todos os 10 candidatos recomendados pelo Júri Nacional do Programa no Brasil foram aprovados pelo Júri Internacional. Serão condecoradas 5 praias, 4 marinas e 1 embarcação de turismo sustentável.

Nesta temporada, além de condecorar a primeira marina em Ubatuba (Marina Kauai), o Programa dá início à uma nova categoria Bandeira Azul no Brasil Junto com as praias e marinas o Programa estende o reconhecimento também a empresas Operadoras de Embarcações de Turismo Sustentável. Na temporada 2017/2018 a Água Viva Mergulho de Florianópolis -SC será o primeiro barco de turismo Bandeira Azul da América do Sul.

Confira a lista dos aprovados pelo Júri Internacional:

Praias:

· Praia do Tombo, Guarujá (SP);
· Prainha, Rio de Janeiro (RJ);
· Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC),
· Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC),
· Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA)

Marinas:

· Marinas Costabella, Angra dos Reis (RJ),
· Marinas Nacionais, Guarujá (SP).
· Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis (SC)
· Marina Kauai, Ubatuba (SP)

Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável:

· Água Viva Mergulho, Florianópolis (SC)

O Programa Bandeira Azul é amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (http://www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br / www.bandeiraazul.org.br ).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

(Bandeira Azul, 28/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *