Capital está mais perto de sediar evento mundial de turismo
18/09/2008
Faxina na orla
18/09/2008

Baleia aparece morta na Ilha

Animal de duas toneladas teria morrido no mar há cinco dias

O filhote de baleia franca encontrado morto ontem de manhã na Praia do Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis, foi enterrado à tarde na mesma área porque estava em estado de putrefação. Alguns moradores reclamaram.

O presidente da Associação de Moradores do Campeche, Ataíde Silva, disse que os moradores estão indignados com a situação. Segundo ele, a baleia foi enterrada a apenas 40 metros de algumas residências, e o cheiro incomoda.

O morador Saulo Tito afirmou que o filhote foi enterrado com pouca profundidade, e, mesmo depois de coberta, a baleia exalava um cheiro insuportável.

– A baleia foi enterrada no meio do caminho do acesso à praia.

Conforme a veterinária da organização R3, conveniada à Polícia Militar Ambiental (PMA), Alessandra Arriada, a praia é o local mais adequado em termos sanitários para enterrar o animal. Alessandra comentou que apenas uma amostra de pele e gordura do filhote foram retirados para registro da ocorrência e exame de DNA. A necropsia não foi feita para que o cheiro não gerasse ainda mais incômodo para os moradores.

– Perdemos material de estudo para não abrir o animal e piorar o cheiro.

Segundo o sargento Marcelo Duarte, da PMA, a intenção era transportar o animal a um local com menos moradores. Entretanto, não foi possível pelo tamanho (seis metros) e peso, estimado de duas toneladas.

A PMA acredita que o animal estava morto no mar havia pelo menos cinco dias, e foi levado à praia pela maré.

O biólogo Ricardo Brochado Alves Silva disse que o animal pode ter ficado preso em uma rede de pesca.

(Lilian Simioni, DC, 18/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. andreia motta disse:

    Como temos orgaos incompetentes nas horas que mais precisamos! Uma baleia daquele tamanho, mal enterrada, odor perto dos moradores, local de transito de pessoas! Sinal que ainda estamos mal acessorados. Problemas de putrefacao daqui a pouco, porque o odor hoje e insuportavel. A minha opiniao seria de queimar um animal desses, logo enterrar muito bem,… esperamos que logo resolvam isso , porque adiante pode haver nova situacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *