A comemoração dos 87 anos da ponte Hercílio Luz foi marcada por diálogos sobre alternativas de como usá-la para ajudar na mobilidade urbana de Florianópolis. O prefeito da Capital, Cesar Souza Junior, esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 13, na Associação Catarinense dos Engenheiros (ACE), em Coqueiros, com uma comissão que debateu o sistema viário no entorno e os tipos de veículos que poderão atravessar a ligação. A Associação Catarinense de Imprensa (ACI), atuou em parceria da ACE na organização do evento.
Antes do início das discussões sobre os rumos da ponte, um bolo com o formato da ponte homenageada foi servido aos convidados. Logo depois, o Professor, Dr. Roberto de Oliveira apresentou a palestra “Hercílio Luz – Como pretende utilizá-la?”, expondo as possibilidades de uso da ponte.
Depois foi a vez do prefeito Cesar Souza Júnior, que falou sobre o planejamento urbano para o entorno da Hercílio Luz. O chefe do executivo municipal destacou a importância de um planejamento bem feito para que a cidade se readapte ao uso desta ligação que não é utilizada desde 1982.
‘’A Visão da Comunidade’’ foi a última etapa da programação, com participação de membros do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (CREA) e diversas outras entidades de Florianópolis em um debate sobre s expectativas a respeito da ponte.
Cartão Postal de Santa Catarina
Recentemente a Ponte Hercílio Luz ganhou pela terceira vez consecutiva o título de Cartão Postal de Santa Catarina em uma pesquisa do Instituto Mapa. Foram ouvidos mil entrevistados nas 25 cidades com maior índice de potencial de consumo do Estado e elegeram com larga vantagem a ponte situada em Florianópolis.
(DeOlhoNaIlha, 13/05/2013)
Prefeitura de Florianópolis debate o futuro da Ponte Hercílio Luz
Um estudo previsto para ser concluído nos próximos 45 dias deverá apontar as alternativas de uso para a Ponte Hercílio Luz. A principal questão em análise é o uso como corredor de transporte de massas ou de veículos de pequeno porte.
As informações foram prestadas nesta segunda-feira (13) pelo prefeito da capital, César Souza Júnior, durante o ato de comemoração dos 87 anos daquela obra. “Embora não se duvide do aspecto histórico e cultural da Ponte Hercílio Luz tanto para Florianópolis, quanto para toda Santa Catarina e mesmo Brasil, não podemos abrir mão de seu papel dentro da mobilidade urbana”, destacou ele.
O evento, promovido pela Associação Catarinense de Engenheiros, contou ainda com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchinni, do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticeli, do presidente da Câmara de Vereadores da capital, César de Faria, do deputado federal, Esperidião Amin, e do superintendente do IPUF e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho.
A proposta da Prefeitura é de urbanizar toda a área próxima às cabeceiras da ponte, que nos domingos e feriados seria destinada exclusivamente às atividades de lazer. A ideia é implantar decks e outros equipamentos que permitam o uso do espaço como área de visitação e contemplação. “Mas tudo isto será analisado e ouvida a sociedade através de suas instâncias representativas”, garantiu o prefeito.
(Portal da Ilha, 14/05/2013)