SC tem 17 projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo aprovados
15/05/2008
Florianópolis vai melhorar 35% o abastecimento de água
15/05/2008

Florianópolis será sede novamente do Ironman Brasil

No dia 25 de maio, acontecerá o Ironman Brasil 2008, principal disputa do gênero no país e única seletiva da América Latina para a final do Mundial Ironman, no Havaí. Pelo oitavo ano consecutivo, Florianópolis será sede da competição, atraindo 1.250 atletas de 43 países, novo recorde da prova.
Em disputa, vagas para o Havaí
Entre eles estão quatro campeões do evento: a brasileira Fernanda Keller, os argentinos Oscar Galindez e Eduardo Sturla, e o alemão Olaf Sabatschus. Estão em jogo 50 vagas para o Havaí, divididas em amadores e profissionais, além de 50 mil dólares de prêmio para os melhores profissionais no masculino e feminino. A prova terá 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 de corrida, com largada às 7 horas, em frente ao Clube Doze de Agosto, em Jurerê Internacional.
A elite do Ironman Brasil 2008 reunirá 53 competidores, divididos em 36 no masculino e 17 no feminino. Os triatletas do masculino brigarão por valiosas três vagas, enquanto as mulheres por duas vagas para o Ironman do Havaí, o que deverá proporcionar ainda mais equilíbrio e emoção à prova. “São grandes atletas, acostumados às conquistas e que já sentiram o sabor de vencer o Ironman Brasil. Tenho certeza que teremos, mais uma vez, uma grande prova”, destaca Carlos Galvão, diretor geral da prova.
Favoritos
Maior nome do triatlo nacional de todos os tempos, a fluminense Fernanda Keller é mais uma vez favorita. Com uma lista extensa de conquistas, incluindo seis medalhas de bronze no Havaí e 14 vezes entre as Top tem em suas 20 participações seguidas em Kona, Fernanda está entre as melhores do mundo. No Ironman Brasil, ela venceu em 2004 e foi três vezes vice-campeã, além de uma vitória quando a disputa ainda era em Porto Seguro (BA).
No masculino, a maior atração é Oscar Galindez, argentino radicado no Brasil. Com três vitórias em Florianópolis, 2003, 2006 e 2007, ele é o mais vitorioso da disputa. Seu compatriota Eduardo Sturla, campeão em 2001, também é nome forte confirmado na oitava edição realizada em Floripa. Sturla compete todos os ano em Jurerê Internacional e é dele a melhor marca do percurso, 8h11min10seg, obtida no ano em que venceu a prova.
O alemão Olaf Sabatschus conhece a prova como poucos. Na prova em busca de seu terceiro título – venceu em 2004 e 2005 -, ele é apontado como único grande adversário para Oscar Galindez. No começo deste ano, mostrando que está bem preparado para a etapa latino-americana do Circuito Ironman, ele venceu o ironman da China. Olaf ainda tem no retrospecto em Florianópolis um segundo lugar (03), um terceiro (06) e um sétimo (07).

Programação

A programação oficial será toda no Clube Doze de Agosto, já a partir do dia 21 com a abertura da Expo Ironman, além do tradicional jantar de massas no dia 23. No dia 25, a movimentação começará às 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição. Às 7 horas será dada a largada para profissionais e amadores, com chegada do primeiro no masculino prevista para as 15h30. A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 26, acontecerá a confirmação das vagas, às 9 horas, ficando para o meio-dia a cerimônia de premiação e almoço.
O Ironman Brasil 2008 é uma realização da Latin Sports, com co-patrocínio de Brasil Telecom e Track&Field e apoio HSBC, Barilla, Gatorade, Fetrisc, Trisport, Fundesporte, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis.
(acontecendoaqui, 14/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *