Nova linha elétrica depende da Fatma
29/08/2007
Homenagem ao governador
30/08/2007

Obra vai mudar aspecto da Hercílio Luz

O prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PSDB), assinou ontem a ordem de serviço para a revitalização de dois novos trechos da avenida Hercílio Luz, a mais antiga da Capital. A avenida vai passar a contar com ciclovia e passeio público central em praticamente toda a extensão, da esquina com a rua João Pinto até o entroncamento com a Mauro Ramos.

A revitalização já havia sido executada no trecho dentro desse trajeto, entre a rua Anita Garibaldi e a Hermann Blumenau, inaugurado em junho do ano passado. “Embora pareça simples, essa é uma obra que vai humanizar a via e resgatar a autoestima dos moradores que há muito tempo pediam a revitalização desse espaço”, disse Berger.

A obra de revitalização da avenida Hercílio Luz vai receber um investimento de R$ 882 mil, segundo a Prefeitura. As melhorias incluem a implantação de um piso especial feito com placas de cimento pintadas na cor vermelha e uma ciclovia para incentivar o uso de bicicletas na região. Além disso, o projeto contempla a colocação de bancos em madeira no lugar dos atuais, de concreto, e implantação de novas mesas para jogos ao ar livre.

O canteiro central vai receber ainda grama e novas árvores, além de lixeiras e telefones públicos. Também serão cobertos os trechos ainda abertos do canal (antigo leito do rio Bulha), onde há ligações clandestinas de esgoto.

O resgate dos espaços públicos, segundo o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) , Ildo Rosa, é uma das principais metas do Ipuf para melhorar a qualidade de vida e acessibilidade das pessoas, além de reduzir o número de veículos circulando na cidade. “Se nós não revitalizarmos os espaços, a população se afasta. Aí vêm os problemas como o lixo e a violência. Por isso, a importância de revitalizar a área central”, argumentou Rosa.

A via para bicicletas da avenida Hercílio Luz faz parte de um projeto de mobilidade do Ipuf que prevê a construção de 25 quilômetros de ciclovias na cidade até o final de 2008. A estratégia da Prefeitura é dotar a cidade de um sistema cicloviário. O projeto prevê a complementação com novas ciclovias e ciclofaixas, incluindo também a avenida Gustavo Richard (no aterro da baía Sul), para permitir a interligação com o trecho já existente na avenida Beira-mar Norte. “Assim, formaremos o primeiro anel cicloviário do município”, conclui Ildo Rosa.

Ipuf adere ao dia sem carro na rua

O presidente do Ipuf, Ildo Rosa, assina hoje a carta de adesão ao Movimento Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro. O Ipuf também vai lançar hoje um selo para incentivar a adoção da bicicleta como meio de transporte alternativo na área central da cidade.

O movimento internacional pela utilização de transportes alternativos ao automóvel individual tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente nas cidades. O movimento será reforçado com a criação do selo “Não Buzine, Pedale”.

O Dia Mundial Sem Carro é adotado em várias cidades européias, especialmente na França e Espanha, e já foi oficializado em Santa Catarina por lei estadual.

(A Notícia, 30/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *