Uso dos boxes do Mercado deve priorizar cultura popular
28/05/2010
Geólogo diz que solução para estragos da ressaca é fazer praias voltarem ao estado original
29/05/2010

FloripAmanhã busca definição para Bandeira Azul no Santinho

logo-ba_corel11-dez-2008A FloripAmanhã solicitou à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano uma reunião com o secretário da pasta, José Carlos Rauen, para tratar do programa Bandeira Azul na Praia do Santinho, do qual a FloripAmanhã é agente promotora. O encontro será realizado nesta terça-feira (01/06), na sede da Associação.
Nesta reunião, a FloripAmanhã pretende conhecer a posição do poder público municipal, já que a praia cumpriu a maioria dos 29 pré-requisitos exigidos pelo programa Bandeira Azul, mas não todos, motivo pelo qual a praia não obteve a certificação na última temporada. E estes pré-requisitos não cumpridos são de responsabilidade do poder público, sendo o principal a regularização dos bares da orla.
Segundo o diretor administrativo da Associação, Antônio Barbosa, a Prefeitura precisa fazer logo este trabalho, pois, na virada de 2011 para 2012, a comissão internacional do programa Bandeira Azul aumentará o número de pré-requisitos para 33, que dificultaria ainda mais a conclusão do processo.
A FloripAmanhã acompanha este processo para conseguir que uma segunda praia de Florianópolis obtenha esta certificação internacional de qualidade em balneários. Jurerê Internacional recebeu, no final de 2009, a Bandeira Azul, a única hasteada em toda América Latina.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. marcelo sobral disse:

    Por que é tão importante esse certificado ? Quem seria o beneficiário dessa certificação ? Vejam que remover o pequeno comércio da praia significa impedir a obtenção de renda para parte da população. Se não pode haver bares e ambulantes, imagino que somente em hotéis, resorts, e estabelecimentos de grande porte (onde é necessário muito capital para invetsir) poderão atender os frequentadores da praia. Se for isto, não vejo nenhum ganho na Bandeira Azul, muito pelo contrário: será apenas um fator de concentração de renda, incompatível com a realidade de nossa cidade.
    Sugestão: por que não adaptar essa certificação ao Brasil ? Poderia ser criada uma bandeira “Verde/Amarela”, adotando os requisitos da Bandeira Azul de benefício inequívoco (ex: limpeza, qualidade da água, existência de salva-vidas, acessos à praia, …), mas criando outros ou adaptando aqueles que não forem condizentes com nossa realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *