Florianópolis: Trato pela Costa Norte amplia vistorias de esgoto para os sábados
12/02/2025
Aeroporto de Florianópolis é indicado como um dos melhores do continente em prêmio internacional
12/02/2025

Florianópolis agora tem novo centro de pesquisa para desenvolvimento de tecnologias assistivas

O auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebeu, na tarde desta terça-feira, 11, autoridades, professores, pesquisadores e estudantes da instituição para a inauguração do Centro de Aplicações em Manufatura Aditiva (Camad). Selecionado pelo Programa MultiLab SC, de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o centro de pesquisa atuará no desenvolvimento de materiais e técnicas de manufatura aditiva, como impressão 3D, para criar soluções em tecnologias assistivas na área da saúde, visando aumentar a independência de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, explica que o laboratório trará benefícios diretos à sociedade. Cirurgiões, por exemplo, poderão analisar e se preparar com modelos realísticos de seus pacientes antes dos procedimentos cirúrgicos. “Esse processo envolve desde tomografia, escaneamento, processamento dos dados, até a impressão dos modelos e a avaliação de como esses modelos se adaptam à realidade do paciente. É um campo vasto e diversificado de pesquisa, com foco em demandas da comunidade”, ressalta Fábio.

A diretora de CTI da Fapesc, Valeska Tratsk, destaca que esta é a quinta inauguração entre os 50 laboratórios previstos pelo Programa MultiLab SC, que visa fortalecer a pesquisa e a inovação no estado. “Nosso papel é servir aos catarinenses por meio da fundação, e a parceria que estabelecemos desde o início da gestão tem ampliado nossa capacidade de trazer o que há de melhor para a comunidade. Isso só é possível junto aos projetos inovadores e expertise de pesquisadores de diversas áreas”, enfatiza Valeska.

(Confira a matéria completa em ASCOM | FAPESC, 11/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *