Chuvas em SC: Defesa Civil emite alerta máximo para deslizamentos no Litoral catarinense
17/01/2025

Chuvas: Florianópolis declara situação de emergência e abre 4 abrigos

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, declarou, na noite desta quinta-feira (16), situação de emergência por conta das fortes chuvas na Capital. Quatro abrigos já foram abertos na cidade. Em 24 horas, os acumulados ultrapassaram os 200 milímetros. Foram registrados deslizamentos e alagamentos nas vias públicas e áreas particulares, danos à infraestrutura pública e privada, assim como danos humanos consideráveis.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, houve 70 ocorrências ao longo do dia, dez deslizamentos e colapsos de muro, quatro desabamentos de residência e seis interdições. A recomendação é para evitar deslocamentos desnecessários e entrar em contato com a Defesa Civil, pelo 199 e outros contatos de emergência, caso necessário.

O órgão segue monitorando as situações. Com os acumulados elevados já observados ao longo do dia e da noite, há alerta máximo para deslizamentos.

Decreto de emergência
O decreto de emergência autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres. Autoriza também a convocação de voluntários e demais medidas administrativas para reforçar as ações de resposta (Assistência, socorro e reabilitação dos cenários) aos desastres e à realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre. A situação de emergência deve vigorar por um prazo de 180 dias.

Além disso, nesta sexta-feira (17), não haverá atendimento nos órgãos públicos. Os serviços essenciais seguem em funcionamento.

Quatro abrigos
A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Florianópolis organizou abrigos em diferentes pontos da cidade para receber os desabrigados em razão das fortes chuvas que atingem o município. Equipes da Semas estão de plantão para realizar atendimentos.

As pessoas que se sentirem inseguras em suas casas também poderão ir para os abrigos, onde terão acesso à cama, comida quente, banho e roupas limpas. Os abrigos para pessoas em situação de rua funcionarão normalmente.

A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção, principalmente nas áreas de encosta, com possibilidade de ter o solo encharcado e alagamentos. Em caso de necessidade, a Prefeitura disponibilizará equipamentos como hidrojatos, caminhões e escavadeiras para atender situações de alagamento.

Além do número 199, em casos de emergência, a população também pode entrar em contato com a Sensibilização pelo (48) 99932-0321 ou com o Resgate Social, através do número (48) 99182-6870.

Onde buscar abrigo

Região continental:
Fucas: Av Ivo Silveira, 1015, Capoeiras;‌

Região central:
Passarela da Cidadania, Av Gustavo Richard, SN – Centro

Sul da Ilha:
Conselho Comunitário Rio Tavares: Fazenda do Rio Tavares, ao lado do terminal TIRIO;

Norte da Ilha:
Escola Herondina Medeiros: servidão 3 marias, 1072 – Ingleses

(Guararema News, 17/01/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *