Terceira pista na SC-401 e cães nas praias
19/11/2024

Selo Bandeira Azul consagra Lagoa do Peri como referência em sustentabilidade e conservação

Imagem aérea de uma faixa de terra estreita entre o mar e uma lagoa, cercada por vegetação abundante. À esquerda, uma praia de areia branca com ondas quebrando suavemente no mar azul. À direita, uma lagoa tranquila com margens arborizadas. Uma estrada pavimentada corta o terreno ao centro, com construções esparsas, incluindo casas e um grande prédio de telhado vermelho. Ao fundo, montanhas cobertas de vegetação se erguem sob um céu azul com poucas nuvens.

Foto: PMF

Um dos refúgios naturais da Ilha de Santa Catarina, a Lagoa do Peri recebeu o selo internacional Bandeira Azul pela nona vez consecutiva. Essa certificação, recebida no dia 1º de novembro de 2024, destaca o compromisso contínuo com a conservação, a qualidade da água e a infraestrutura sustentável. Reconhecida por sua beleza cênica e importância ambiental, a Lagoa do Peri é uma fonte essencial de água doce e um refúgio de biodiversidade para toda a região.

A cerimônia de entrega do selo ocorreu em Salvador, Bahia, e contou com a presença de representantes da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), que reforçaram a importância das ações de preservação da área para a cidade e para as próximas gerações.

“Sem dúvidas, a certificação abre muitas portas para que as pessoas compreendam a gestão que é realizada neste espaço. É um comprometimento que passa pelo cuidado com a estrutura, pelas ações de educação ambiental junto aos visitantes e comunidade, pela preservação dos mananciais, da fauna e da flora”, comentou Alessandra Pelizzaro Bento, representante da Floram no evento.

Para se qualificar para a Bandeira Azul, vários critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. “A Bandeira Azul é a maior premiação global deste segmento, por isso nos orgulha muito conquistar novamente este título”, ressalta o prefeito Topazio Neto.

Eduardo Sardá, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ressalta que essa conquista faz parte de uma série de vitórias para o MONA Peri. “Recentemente, finalizamos o plano de manejo da Unidade de Conservação, que vai garantir um uso mais apropriado e ambientalmente sustentável da área. Ainda este ano, efetuaremos melhorias na estrutura de recebimento do público. Ter a Bandeira Azul garantida mais uma vez coroa todo esse esforço empenhado para a plena conservação de uma das maiores riquezas da cidade.”

O hasteamento oficial da Bandeira Azul na Lagoa do Peri está previsto para ocorrer até o final de novembro, após inspeções de rotina para assegurar a conformidade contínua com os critérios estabelecidos.

“O manancial da Lagoa do Peri é um local que cada vez mais mostra sua importância para a Capital. Seja pela sua beleza cênica ímpar, pelo papel significativo que cumpre como fonte de abastecimento de água potável ou ainda pelo impacto direto para o equilíbrio do ecossistema da região. É uma honra ver que o cuidado de toda uma equipe com esse bem tem gerado bons resultados”, acrescenta Christiane Egger Catucci, presidente da Floram.

(Confira a matéria completa em ND, 18/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *