Fortaleza da Barra vai ganhar mirante público com vistas para o canal
19/11/2024
Barqueiros denunciam transporte irregular para a Ilha do Campeche
19/11/2024

CASAN finaliza concretagem do Tanque de Contato da ETE Insular em Florianópolis

Fotografia de uma construção em andamento em um dia ensolarado. Quatro operários, usando uniformes azuis, capacetes e equipamentos de segurança, trabalham sobre uma estrutura de madeira e aço. No centro, uma máquina com braço articulado verde despeja concreto através de um tubo preto. Ao fundo, é possível ver um edifício cinza, uma torre cilíndrica branca com detalhes azuis, árvores e parte de um rio, além de construções urbanas ao longe. O céu está limpo, com poucas nuvens.

Foto: Acervo CASAN

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) atingiu um novo marco no andamento das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, em Florianópolis. Na última semana, foi concluída a fase de concretagem do Tanque de Contato de Cloro, uma das maiores estruturas em construção na Estação, com volume total de aproximadamente 1124 m³. A operação utilizou um volume de concreto de 59m³, correspondente a oito caminhões betoneira.

A concretagem concluiu a última parte das paredes laterais e internas do Tanque de Contato de Cloro. A estrutura entra agora em uma nova fase de construção, com a execução das paredes internas. Quando entrar em operação, o tanque vai integrar a última etapa de tratamento do esgoto, sendo responsável pela descontaminação do efluente final por aplicação de cloro gás. O concreto também foi usado na construção de outras estruturas, como a Casa de Sopradores e Biofiltros e o Tanque de Lodo Adensado.

As obras na ETE Insular vão aumentar a capacidade de depuração da Estação em quase três vezes em relação à capacidade atual, com vazão máxima prevista para 612L/s. A ETE Insular também terá uma tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que vai garantir a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado. As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento de R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(CASAN, 18/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *