Saberes Ancestrais
07/11/2024
O Futuro das Cidades e o exemplo de Florianópolis
07/11/2024

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 07/11/2024)

Em decisão sobre recurso apresentado pelo Ministério Público estadual, a 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de SC determinou que o município de Florianópolis execute, com urgência, obras de reparo e conservação do Museu do Presépio, que fica na região continental. Tombado pelo patrimônio histórico, o imóvel está sem a devida manutenção há mais de uma década, o que motivou uma ação da 22ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, protocolada em 2022. A última vistoria, realizada em 2020, apontou vários problemas estruturais no casarão. Os desembargadores deram o prazo de 90 dias para que a prefeitura inicie as intervenções mais urgentes e tomem providências para a completa restauração do museu. “A proteção do patrimônio cultural não está entregue à livre disposição da vontade da administração pública, pelo contrário, é um dever que não se pode declinar”, destaca o promotor Luiz Fernando Góes Ulysséa.

Casa antiga de fachada desgastada com pintura amarela e detalhes azuis ao redor das janelas, localizada em meio a um jardim com plantas variadas. Três janelas estão abertas, e em duas delas há bonecas de cerâmica vestidas com trajes típicos, expostas sobre as janelas como se estivessem olhando para fora. A casa está cercada por árvores, criando um ambiente rústico e acolhedor em meio à natureza.

Imóvel do Museu do Presépio é tombado como patrimônio histórico. Foto: divulgação

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *