Verão terá “prato manezinho” a R$ 35 em quiosques de praia
29/10/2024
Florianópolis se prepara para o verão com 82% das praias próprias para banho
29/10/2024

Capacitação gratuita sobre Águas Subterrâneas reunirá pesquisadores nacionais sobre o tema

No dia 13 de novembro, quarta-feira, a partir das 13h30, o Instituto Água Conecta e o Comitê Cubatão e Madre realizarão uma capacitação técnica com o tema “Água Subterrânea: a água invisível e essencial para o Brasil”. O evento virtual contará com a presença de quatro especialistas e pesquisadores renomados, que discutirão os desafios e as oportunidades relacionadas às águas subterrâneas, essenciais para o abastecimento, a manutenção dos ecossistemas e a economia brasileira.

A água subterrânea, apesar de invisível aos olhos, representa um recurso fundamental para milhões de brasileiros, no fornecimento de água em áreas urbanas e rurais, bem como para a agricultura e a indústria. No entanto, a gestão sustentável deste recurso enfrenta inúmeros desafios, como a superexploração, os riscos de contaminação e os impactos das mudanças climáticas, que afetam a disponibilidade e a qualidade da água.

Um dos destaques do evento é a palestra sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo, que tem enfrentado o desafio de reposição das águas consumidas. Um estudo divulgado recentemente pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Unesp de Rio Claro (SP), indicou que as chuvas não estão sendo suficientes para compensar o volume utilizado no abastecimento e consumo humano. Este Aquífero abrange parte de Santa Catarina e outras regiões do Brasil.

Além disso, durante a capacitação serão abordadas informações sobre a gestão da qualidade da água e o risco de contaminação, especialmente em Santa Catarina. Nas Bacias Hidrográficas do Rio Cubatão, Rio da Madre e bacias contíguas está em andamento um estudo do Instituto Água Conecta, de análise das águas subterrâneas na região, que faz parte do processo de Enquadramento dos Corpos Hídricos. Conforme os dados mapeados, existem 3 zonas aquíferas e uma região denominada “Áreas praticamente sem aquíferos”.

A capacitação é aberta para estudantes, profissionais da área ambiental, membros do Comitê Cubatão e Madre, assim como de outros Comitês e regiões de Santa Catarina. O objetivo do evento é ampliar as discussões e conhecimentos sobre os recursos hídricos subterrâneos, assim como incentivar a criação de ações para proteção das águas subterrâneas no Estado.

Confira a programação completa:

  • 13h30 – 14h15: As chuvas não repõem a água consumida no Aquífero Guarani: impactos na gestão das águas subterrâneas – Dr. Didier Gastmans
  • 14h15 – 15h00: Disponibilidade hídrica no Brasil com base em cenários de mudanças climáticas – Dr. Edson Cezar Wendland
  • 15h00 – 15h30: Debate Bloco I
  • 15h30 – 16h15: As águas subterrâneas em SC: desafios e oportunidades – Dr. Luiz Fernando Scheibe
  • 16h15 – 17h00: Gestão da qualidade e risco de contaminação do recurso hídrico subterrâneo – Ramon Vitto
  • 17h00 – 17h30: Debate Bloco II

Além das palestras, os participantes deverão realizar 2 horas de atividades assíncronas e responder um questionário sobre o evento, para obtenção do certificado.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no formulário a seguir: https://forms.gle/rUFzndmMSpPoKV6c8 .

Qualquer dúvida, entre em contato no email comitecubataoemadre@gmail.com ou pelas redes sociais do Comitê Cubatão e Madre (@comitecubataoemadre).

(Comitê Cubatão e Madre, 28/10/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *