Área internacional
09/10/2024
Eleitos e contribuintes podem e devem fazer mais pelos idosos
09/10/2024

Aumento da pobreza em Florianópolis vira desafio em próxima gestão, aponta estudo

Investir em saúde, melhorar a mobilidade urbana e reduzir a pobreza em Florianópolis são alguns, dos principais desafios impostos à próxima gestão. Os problemas são apontados na pesquisa Qualidade dos Serviços Públicos, desenvolvido pela Agenda Pública, em parceria com o Instituto IDEA. O estudo também destacou avanços nos últimos anos.

No domingo (6), a capital catarinense reelegeu o atual prefeito, Topazio Neto (PSD), para mais quatro anos de mandato.

Estudo aponta aumento da pobreza em Florianópolis

Segundo o levantamento, a quantidade de famílias em situação de extrema pobreza, na capital, dobrou entre 2021 e 2023. A constatação se baseia no número de pessoas inscritas no CadÚnico, do Governo Federal.

Famílias em extrema pobreza

  • 2021: 8.175
  • 2023: 16.351

O quantitativo de famílias vivendo em situação de pobreza também cresceu em três anos, um aumento de 54%.

Famílias em situação de pobreza

  • 2021: 3.249
  • 2023: 4.993

As famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo saltaram de 22.959 para 38.116.

O número de famílias com renda per capita mensal acima de meio salário mínimo foi o que teve a menor variação, saindo de 12.112 para 14.567. O aumento foi de 20%.

O fortalecimento do Sistema de Assistência Social Municipal e a promoção de políticas de igualdade racial, e de gênero, são apontados como possíveis saídas para reduzir esses indicadores.

(Confira a matéria completa em ND, 09/10/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *