2ª edição de Programa de Incentivo à Propriedade Intelectual tem inscrições abertas
13/09/2024
Esquema de loteamento ilegal no Rio Vermelho é alvo de investigação
13/09/2024

Florianópolis supera SP e fica entre as 10 capitais com pior qualidade do ar

Nesta quinta-feira (12), Florianópolis amanheceu entre as dez capitais com a pior qualidade do ar no Brasil. A capital catarinense ocupa a 6ª posição, acima de São Paulo, segundo o monitoramento da empresa suíça IQAir.

O indicador da qualidade do ar em Florianópolis nesta manhã atingiu o valor de 139, que coloca a cidade no alerta laranja da IQAir. O nível significa que o ar está insalubre para grupos vulneráveis.

A concentração de partículas inaláveis (MP2.5) na cidade é de 51 µg/m³, um índice de poluição 10,2 vezes maior do que o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Florianópolis ultrapassa São Paulo
A fumaça das queimadas em São Paulo e na Amazônia tem favorecido a poluição atmosférica. A capital paulista amanheceu nesta quinta-feira, pelo quarto dia consecutivo, com a pior qualidade do ar entre as metrópoles do mundo inteiro.

Mais tarde, porém, o ranking internacional da IQAir foi atualizado e São Paulo ficou em segundo lugar, atrás apenas da cidade de Carachi no Paquistão.

Contudo, entre cidades de menor porte, outras capitais superam São Paulo. No Brasil, a capital paulista ocupa apenas a 7ª colocação. Florianópolis vem logo antes, como 6ª colocada.

A capital do Acre, Rio Branco, lidera o ranking da pior qualidade do ar entre as capitais brasileiras nesta manhã. O indicador chega a 312, considerado o nível máximo de perigo para todas as pessoas.

(Confira a matéria completa em ND, 12/09/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *