Parque da Luz
05/09/2024
Provas de rua
06/09/2024

Florianópolis lidera ranking das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil

"Imagem de uma passarela para pedestres com estrutura de metal sobre uma avenida movimentada, ao entardecer. Na passarela, uma pessoa está caminhando, criando uma silhueta contra o céu. Abaixo, há vários carros transitando na avenida. Ao fundo, pode-se ver a icônica Ponte Hercílio Luz, um símbolo de Florianópolis, com sua estrutura metálica suspensa. O céu está parcialmente nublado, com raios de sol atravessando as nuvens, criando um efeito dramático de luz e sombra. Árvores verdes flanqueiam a estrada e completam a cena urbana."

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom Governo do Estado de Santa Catarina

Na mesma semana em que recebeu o título de Capital Nacional das Startups, Florianópolis também conquistou a 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities pelo 2º ano consecutivo. A capital catarinense é considerada a cidade mais inteligente e conectada dentre 656 municípios analisados, liderando à frente de Vitória (2ª) e São Paulo (3ª).

Ao todo, são ranqueadas oito cidades de SC nas respectivas posições do top 100 nacional, são elas:

Florianópolis (1ª) – Permaneceu na posição desde a edição de 2023 do ranking;
Balneário Camboriú (6ª) – Subiu cinco colocações;
Jaraguá do Sul (19ª) – Caiu três posições;
Blumenau (27ª) – Saltou quatro colocações;
Itajaí (29ª) – Subiu de 47ª para 29ª;
Joinville (36ª) – Foi rebaixada em oito posições;
Criciúma (56ª) – É novidade no top 100 do ranking;
Chapecó (69ª) – Saltou de 80ª para 69ª.

Esta é a 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities, realizada pela Necta e Urban Systems. O estudo analisa cidades com mais de 50 mil habitantes por meio do nível de desenvolvimento e indicadores em áreas como Tecnologia & Inovação, Economia, Educação, Empreendedorismo e outras.

Florianópolis se destaca no top 3 dos eixos de Mobilidade, Segurança e Saúde, além de também estar entre as cinco melhores cidades em Saúde e Tecnologia & Inovação. A iniciativa ainda aponta dados que sustentam a relevância da capital catarinense quanto a sua infraestrutura, entre eles: a alta proporção de ciclovias para cada 100 mil habitantes; o aumento no percentual de atendimento urbano de esgoto, tratamento e reciclagem de materiais; ampla taxa de cobertura de internet; e crescimento no número de microempreendedores individuais e empresas de tecnologia e economia criativa.

As demais cidades catarinenses também se destacam ao se posicionarem no top 10 cidades em eixos temáticos. Balneário Camboriú é 1ª colocada em Meio Ambiente pelo 4º ano seguido, além de ser a 3ª em Saúde e a 5ª em Mobilidade e Governança. No eixo Mobilidade também aparecem Itajaí (6ª), Joinville (7ª) e Blumenau (9ª). Jaraguá do Sul é a 4ª em Meio Ambiente e 8ª em Economia.

Os indicadores que compõem o posicionamento dos municípios no ranking são obtidos a partir de fontes secundárias, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), entre outras origens de dados que contemplem todas as cidades analisadas no mesmo período de coleta das informações.

Para conferir os resultados do Ranking Connected Smart Cities, clique aqui.

(ACATE, 04/09/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *