Ministério Público solicita interdição da antiga rodoviária de Florianópolis
21/08/2024
Almoço do Floripa Sustentável é marcado por homenagem e palestra com um dos maiores nomes do urbanismo contemporâneo do Brasil
21/08/2024

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 20/08/2024)

Convidado pelo Movimento Floripa Sustentável, o arquiteto Sérgio Magalhães falou sobre o planejamento dos núcleos urbanos em evento nesta terça-feira (20). Ele defendeu o “urbanismo social” como instrumento para a construção de “cidades melhores” e a adoção de políticas permanentes que busquem inclusão social. “O Brasil não tem consciência adequada sobre o sistema urbano”, disse. Responsável pelo projeto Favela-Bairro no Rio de Janeiro, nos anos 1990 e início dos anos 2000, Magalhães destacou que as cidades acumularam um grande passivo socioambiental e estão sofrendo, por exemplo, com os reflexos da política que priorizou os carros. Mas acredita que é possível virar o jogo. “O desenvolvimento urbano é condição para o desenvolvimento do país. As cidades são instrumento poderosíssimo para o desenvolvimento do país. O planeta precisa das cidades”, afirmou.

RARO – Sérgio Magalhães disse que o Movimento Floripa Sustentável, formado por 44 entidades, é um “movimento raro, mas absolutamente indispensável para sociedades mais justas e igualitárias”.

INVISIBILIDADE
No mesmo evento, o padre Vilson Groh, que desenvolve projetos sociais nas comunidades vulneráveis da Grande Florianópolis, defendeu que o planejamento das cidades leve em conta “as identidades locais, com requalificação dos espaços urbanos e atenção as comunidades empobrecidas, que têm capital humano e cultural extraordinário”. Segundo ele, precisa ocorrer o “rompimento dos processos de invisibilidade”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *